Home  > 

Perfil do fundador de startups no Brasil é bem diferente do que se pensa

Mônica Wanderley

21/08/2019 às 18h53

Foto: Shutterstock

A imagem do fundador jovem, sem experiência profissional e que sai da faculdade para fundar o seu primeiro negócio não poderia estar mais longe da realidade. Essa, pelo menos, é a conclusão da pesquisa criada pela Distrito, empresa que realiza projetos relacionados com empreendedorismo e inovação.

O estudo foi conduzido pela Dataminer, braço de pesquisa da companhia, e considerou 100 fundadores de 42 startups brasileiras, como 99, Stone, contaAzul e Rock Content. Apenas os fundadores com maior destaque foram considerados e os critérios para a seleção das startups foram o quadro de funcionários, o mercado potencial, rodadas de investimentos e exposição na mídia.

João, engenheiro, 33 anos

Os principais resultados da pesquisa foram esses :

  • 100% dos fundadores presentes no estudo fizeram uma graduação, sendo que a USP foi a instituição de ensino mais citada (13 alunos). O curso mais realizado foi o de engenharia
  • 98% são do gênero masculino e João é o nome mais comum
  • 57% fizeram uma pós-graduação
  • 30 anos e três meses é a idade média dos fundadores quando o negócio foi criado
  •  36 anos e cinco meses é a idade média dos fundadores quando as empresas viraram "unicórnios" (ou seja, atingiram valor de mercado igual ou superior a US$ 1 bilhão)
  • 8,7 anos é o tempo de experiência profissional da média dos fundadores antes de iniciar a sua startup

Como é possível perceber, o perfil do fundador brasileiro é homem, com ensino superior completo e tempo de experiência no mercado de trabalho anterior à sua startup. Na questão de gênero, apenas duas mulheres estiveram presentes no estudo: Cristina Junqueira, do Nubank, e Karen Thies, da Geru.

No quesito nacionalidade, 82% da amostra é brasileira, seguida por alemães (5%), argentinos (5%) e estadunienses (4%). Do total, 73 profissionais ainda trabalham na empresa que ajudaram a criar.

O estudo completo da Distrito está disponível nesse link, após preenchimento de cadastro.

 

 

Deixe uma resposta