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7 dicas de produtividade para fazer melhor uso do Microsoft Word no iPad

Reunimos uma pequena coleção de dicas para ajudar usuários de iPad a aproveitar ainda mais a solução da Microsoft

Computerworld (EUA)

21/08/2019 às 8h00

Foto: Shutterstock

Se há um programa que é usado por quase todos os profissionais de uma empresa, esse aplicativo é o Microsoft Word. Por isso, a Computerworld decidiu reunir uma pequena coleção de dicas para ajudar os usuários de iPad a aproveitar ainda mais a solução da Microsoft.

Toque uma, toque duas, toque três vezes

A maioria dos usuários do Word em iPad sabe sobre o toque. Ao trabalhar com texto, toque uma vez para posicionar o cursor. Ou toque duas vezes para selecionar uma palavra ou toque três vezes para selecionar o parágrafo inteiro. Você poderá então cortar, copiar, excluir o texto e aplicar efeitos.

Coloque o cursor com precisão

Agora existem duas maneiras de posicionar um cursor com precisão ao usar o Word, o modo Apple e a alternativa da Microsoft:

  • A maneira Apple: Toque e segure a barra de espaço até que o teclado fique cinza. Agora você pode usar a área do teclado para posicionar precisamente o cursor.
  • A maneira da Microsoft: Toque no documento onde você deseja colocar o cursor. Uma área de texto ampliada deve aparecer, mova o dedo para posicioná-lo com mais precisão.

Copiar formatação

Formatou uma seção do seu documento de uma maneira específica e deseja reutilizar a mesma formatação em outro lugar do texto? Boas notícias - é fácil!

  • Selecione a área do documento com o formato correto.
  • Escolha copiar no menu que aparece.
  • Navegue até a parte do documento que você deseja aplicar o formato e selecione.
  • Agora escolha Copiar Formato no menu.
  • Pronto! O formato será aplicado ao texto selecionado.

Use com diferentes serviços de nuvem

O Office usará seu OneDrive para armazenamento de documentos por padrão, e você poderá integrar isso em sua configuração de Arquivos no iPad. O Word também permitirá que você integre diretamente serviços de terceiros à sua configuração de arquivamento do Google Places.

É muito fácil de fazer. Inicie o Word e dê uma olhada no painel Abrir.

Você verá Pastas Recentes, OneDrive e “Outros Locais” listados.

A maioria é autoexplicativa - você pode adicionar pastas ao OneDrive e pesquisar os arquivos armazenados nessa janela, mas também pode adicionar suporte a outros serviços ou explorar arquivos mantidos no menu do iCloud Files.

  • Para adicionar suporte a outros serviços, toque em Adicionar um local e escolha o serviço de nuvem que você deseja conectar.
  • Para explorar documentos em Arquivos, toque em Mais.
  • Para abrir um arquivo armazenado em um desses serviços no Word, toque no ícone da nuvem no documento para baixá-lo e, em seguida, (se necessário) toque no documento.
  • Ao salvar um item, você pode optar por usar o OneDrive como padrão ou navegar para outro serviço ou para uma pasta dentro de outro serviço para salvar o documento.

Houve uma época em que era necessário usar várias soluções alternativas para salvar documentos do Word em serviços de armazenamento de terceiros, mas o recurso agora está embutido no iPad. Não se esqueça de baixar todos os documentos que você planeja utilizar enquanto estiver online, caso queira acessá-los quando estiver offline.

Como encontrar o painel Compartilhamento da Apple

Os usuários do iOS já fazem muito uso do painel Compartilhar, mas quando se trabalha no Word, o recurso não é visível.

Para encontrá-lo, toque na ferramenta Página/reticências no canto superior esquerdo do documento e escolha Enviar uma cópia.
Você terá a oportunidade de definir um formato (Word ou PDF) e receberá um convite para enviar por e-mail com o Outlook (mesmo que nunca tenha instalado o Outlook). Também aparecerá uma opção chamada Enviar com outro aplicativo.

Toque no último e você estará de volta com o seu antigo painel Share do iOS, com AirDrop, Mensagens, Mail, Save to Files e uma série de outras opções.

Aprenda os atalhos de teclado

A maioria dos aplicativos para iPad oferece uma seleção de atalhos semelhantes ao Mac que funcionam quando você usa um teclado externo, e o Word (Excel e PowerPoint) não são exceção. Para ver uma lista de todos os atalhos disponíveis para qualquer aplicativo, toque e segure o botão Comando no teclado e uma lista dos disponíveis deverá aparecer.

Os seguintes atalhos do Word provavelmente serão familiares para qualquer usuário de Mac:

  • Desfazer: Comando Z
  • Refazer: Comando Y
  • Salvar: Comando S
  • Localizar: Comando F
  • Selecionar tudo: comando A
  • Negrito: Comando B
  • Itálico: Comando i
  • Sublinhado: comando U
  • Copiar: Comando C
  • Colar: Comando V
  • Opções de estilo: Comando, Opção e N ou 1, 2 ou 3.
  • Parte superior e inferior do documento: comando e seta para cima ou para baixo.

Alterar o dicionário

Você pode alterar o dicionário padrão do Word em Configurações> Idioma e Região . Você verá uma seção chamada Preferred Language Order, na qual você verá Adicionar idioma escrito em azul. Toque na opção e você poderá selecionar a sua escolha de dicionário.