Home  >  Inovação

Conheça o maior chip do mundo criado para processar tarefas de IA

Lançado nessa semana, o Wafer Scale Engine, desenvolvido pela Cerebras Systems, chega a ser maior que um iPad padrão

Da Redação

20/08/2019 às 11h52

Foto: Cerebras System

Legenda:

A companhia de inteligência artificial Cerebras Systems lançou o maior chip semicondutor já construído na indústria. Chamado "Cerebras Wafer Scale Engine", o aparelho conta com 1,2 trilhão de transistores e 400 mil núcleos de processamento. Para comparar, as melhores unidades de processamento gráfico (GPU, em inglês) que existem na atualidade contam com 30 núcleos de processamento.

De acordo com a empresa, o hardware foi projetado para executar tarefas complexas dos campos de machine learning, como condução de carros autônomos e processamento de grandes bases de dados. Ao todo, 173 engenheiros foram envolvidos na construção do produto, que levou anos para ser executado e contou com boa parte dos US$ 122 milhões investidos pelo fundo de venture capital Benchmark.

Dificuldades e possibilidades

Sem valor divulgado, o chip começou a ser enviado pela Cerebras Systems para algumas empresas parcerias que trabalham de forma constante com soluções de machine learning.

“Se um chip maior permite maior processamento, porque demoraram tanto para fazer um?” pode ser a pergunta que você está fazendo. A resposta mais simples: dá um trabalho gigante. E não só para realizar a construção da peça em si, mas para criar uma infraestrutura que permita ao semicondutor fazer o trabalho dele sem o perigo de superaquecer ou “engasgar” porque os equipamentos de apoio não funcionam.

Apesar do esforço empregado nessa tarefa envolver muito trabalho e dinheiro atualmente, é uma empreitada que praticamente todas as empresas que querem estar envolvidas no mundo da inteligência artificial estão tomando.

Com um chip mais potente, as informações podem ser processadas com mais velocidade e a produção de novos estudos ou soluções podem ocorrer com mais rapidez. Por isso que o lançamento feito Cerebras é tão importante.