Home  >  Segurança

Emailage preveniu que US$ 2,8 bilhões fossem perdidos em fraudes online

Pesquisa divulgada pela companhia analisou 180 bilhões de dólares em transações de clientes no ano passado

Da Redação

19/08/2019 às 15h16

Foto: Shutterstock

A Emailage, que realiza a análise de endereços de e-mails para avaliação de risco, divulgou ter prevenido a perda de US$ 2,8 bilhões em fraudes somente no Brasil durante o ano de 2018. O número, que faz parte de uma pesquisa global conduzida pela própria companhia, analisou 180 bilhões de dólares em transações de clientes no ano passado.

A empresa conta com um histórico gigante de e-mails, capaz de armazenar mais de 150 informações relacionadas a identidade do proprietário ou proprietária da conta, como tempo de criação e uso do e-mail, endereço de cobrança, endereço de entrega de compras online e comportamento de compras. Com base nesses e outros dados, a empresa desenvolveu um sistema de pontuação que indica qual a probabilidade do usuário em questão esteja envolvido com um esquema de fraude. Dessa forma, as marcas que utilizam a sua solução podem consultar sua base e verificar o quão seguro é fazer negócios on-line com determinado perfil.

Fundada em 2012 por dois brasileiros, a Emailage possui escritórios por todo o mundo e processa transações em 150 países, tendo como clientes empresas de transferência de dinheiro, fabricantes de PCs e companhias de emissão de bilhetes, por exemplo. A aposta da empresa é que a avaliação de riscos de e-mails é um mercado em crescente expansão, por conta do número cada vez maior de clientes que começam a utilizar o ambiente on-line para fazer compras.

E o consumidor nacional parece estar adotando mesmo esse novo hábito: de acordo com a edição 2018 da Global Consumer Insights, pesquisa global da PwC, 7 em cada 10 brasileiros já fazem compras pela internet, utilizando principalmente dispositivos móveis como smartphones e tablets.