Home  >  Inovação

Bosch trabalha em painéis 3D para carros que dispensariam óculos

Fabricante alemã emprega tecnologia conhecida como 3D passiva. Painel exibiria aplicativos de avisos e alertas para reforçar segurança

Da Redação

13/08/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

A fabricante alemã Bosch revelou que está desenvolvendo painéis 3D para uso em veículos automotivos. A ideia da empresa é usar tecnologia 3D passiva, que é uma forma de criar imagens tridimensionais em uma tela. A tecnologia dispensaria o uso de óculos especiais para ver as formas em três dimensões.

Segundo a Bosch, além das informações essenciais para o motorista, o painel exibiria aplicativos de avisos e alertas. A empresa explica que o produto também poderia ser usado como uma câmera de vigilância para garantir uma viagem mais segura, já que facilita a visualização de obstáculos, dando uma sensação de profundidade muito mais apropriada.

Steffen Berns, presidente de produção multimídia automotiva da Bosch, explica que a profundidade de campo da tela significa que motoristas podem obter informações visuais mais rapidamente em comparação com um painel tradicional. “Seja por meio de um sistema de assistência ou de um alerta de engarrafamento. Alertas que parecem saltar da tela são muito mais óbvios e urgentes”, destaca.

Com o lançamento de um painel 3D para carros e outros veículos, a Bosch seria pioneira no setor. O mais próximo que a indústria chegou foi com o lançamento do MBUX da Mercedes-Benz, sistema que simula profundidade, mesmo que bidimensional. O MBUX usa uma câmera direcionada para frente, criando direções de curva e realidade aumentada na tela. A Bosch, entretanto, não informou quando pretende lançar comercialmente a tecnologia.

 

 

Tags