Home  >  Plataformas

Atech lança módulo de monitoramento com foco em ativos industriais

Nova solução reúne dados de monitoramento de múltiplas ferramentas e automatiza a criação de ordens de manutenção

Da Redação

12/08/2019 às 16h42

Foto: Shutterstock

A Atech, empresa do Grupo Embraer especializada no desenvolvimento de soluções e tecnologias para apoio à tomada de decisão, lançou no mercado brasileiro um novo módulo de monitoramento de condição voltado para a gestão de ativos industriais.

O software é parte da plataforma OKTO, que integra soluções de Gestão de Ativos, Logística e Conectividade, e reúne em um único painel os dados coletados por outras ferramentas usadas para acompanhar o estado de equipamentos industriais, como informações de temperatura, vibração, frequência, entre outros.

Segundo a companhia, o software de monitoramento de condição permite análises mais inteligentes por meio do cruzamento de dados de diversas fontes, além de trabalhar de forma integrada com o módulo de gestão da execução.

De acordo com Fábio Vieira, responsável pelo portfólio de produtos para Gestão de Ativos da Atech, com o lançamento, a plataforma OKTO oferece um conjunto de tecnologias capaz de integrar toda a cadeia de manutenção.

“Ao conectar o monitoramento à gestão da execução, podemos disparar ações para o time de manutenção. Trata-se de dar uma utilidade maior às informações que, muitas vezes, já são coletadas pelas empresas, mas precisam percorrer um longo caminho até que motivem a geração de uma ordem de manutenção”, explica Vieira, afirmando que agora é possível automatizar toda a camada tática da gestão da manutenção dos ativos.

“Quando falamos no agronegócio, por exemplo, percebemos que muitas empresas que já monitoram seus ativos, como tratores e colheitadeiras, enfrentam o desafio de tomar decisões com base nesses dados e disparar essas informações para a próxima fase da cadeia. Ou seja, quem monitora sabe que existe um problema, mas depende de outro profissional, que vai passar um rádio, abrir um chamado e então gerar uma ordem de manutenção”, complementa.

O módulo de monitoramento de condição da Atech também pode se conectar a qualquer software usado para a gestão da execução, explica a companhia. A tecnologia também pode integrar soluções de conectividade, como redes Mesh.

“Esse é o caminho ideal para negócios que contam com instrumentos de medição ainda offline, em que técnicos precisam ir a campo para coletar dados de condição dos equipamentos, reunindo todas as informações em uma única tela”, explica o executivo da Atech.