Home  >  Carreira

7 sites que oferecem cursos gratuitos para renovar sua carreira em TI

Plataformas online ajudam a melhorar currículo daqueles que querem se manter atualizados nas tendências de tecnologia

Da Redação, com CIO (EUA)

11/08/2019 às 12h59

Foto: Shutterstock

Você não precisa gastar um monte de dinheiro para aprender novas habilidades - há muitos cursos gratuitos para aprimorar seus conhecimentos em TI, que exigem nada além de uma conexão com a internet e um computador ou smartphone. Esses sete sites de educação oferecem programas e cursos gratuitos em praticamente qualquer assunto técnico. Se você está interessado em mudar o rumo da sua carreira, apenas começando, tentando melhorar o seu currículo ou apenas querendo se manter atualizado nas tendências de tecnologia, qualquer uma das seguintes opções poderá ajudá-lo.

Codeacademy

A Codeacademy oferece aulas de programação gratuitas em 12 linguagens, incluindo Python, Ruby, Java, JavaScript, jQuery, React.js, AngularJS, HTML, Sass e CSS. Os cursos prometem dar experiência prática e feedback em tempo real. Se você gostar dos cursos, poderá optar pela assinatura do Codeacadmy Pro por US$ 19,99 por mês, o que lhe dará mais acesso a projetos práticos, questionários e instrutores. Caso contrário, os cursos básicos são oferecidos gratuitamente.

Dash General Assembly

A General Assembly é uma organização de educação com fins lucrativos, mas também oferece um curso gratuito que promete ensinar aos alunos os conceitos básicos de desenvolvimento web. O programa Dash se concentra em ensinar você a usar HTML, CSS e JavaScript. O programa é gratuito e completamente online, para que você possa aprender no seu próprio ritmo. O curso inclui tutoriais e projetos práticos.

EdX

O EdX é um fornecedor de cursos online com conteúdos de nível universitário desenvolvidos por escolas, organizações sem fins lucrativos e corporações. Esses programas são oferecidos gratuitamente aos usuários, com cursos de universidades como MIT e Harvard. As aulas incluem vídeos curtos, exercícios interativos, vídeos tutoriais, livros didáticos online e um fórum onde os alunos podem interagir uns com os outros, fazer perguntas e contatar assistentes de ensino. No final do seu curso, você receberá um certificado - e alguns cursos podem contar como créditos para faculdades ou universidades, dependendo da instituição.

Harvard Online Learning

A Universidade de Harvard oferece acesso online a materiais, palestras, programas e outros conteúdos educacionais gratuitamente. Os cursos são oferecidos por diversos provedores de conteúdo de aprendizagem online, incluindo EdX, GetSmarter, HarvardX e Harvard Business School (HBX), Harvard Extension School e Harvard Medical School (HMX). Há cursos sobre quase todos os tópicos de TI que você pode imaginar para que você possa estudar em Harvard sem pagar nada por isso.

Khan Academy

A Khan Academy foi desenvolvida em 2006 como uma organização educacional sem fins lucrativos. As aulas são ensinadas por meio de vídeos do YouTube, com exercícios adicionais online para educadores e alunos. Os cursos podem ser acessados ​​de dispositivos móveis e a maioria foi traduzida para diversos idiomas, com quase 20 mil legendas disponíveis. Apesar de não ser considerada educação formal, é uma maneira fácil de aprender novas habilidades.

Lynda.com do LinkedIn

O Lynda.com foi fundado em 1995 por Lynda Weinman, professora de multimídia que fundou uma escola de artes digitais com o marido. Originalmente, a plataforma servia como suporte online para seus livros e aulas, mas começou a oferecer cursos gratuitos em 2002. Em 2016, o site foi comprado pelo LinkedIn e passou a oferecer cursos gratuitos em diferentes áreas. Você pode experimentá-lo gratuitamente por um mês, mas depois será necessário desembolsar US$ 29 por mês.

MIT OpenCourseWare

Em 2001, a MIT University resolveu publicar todo o material do curso de graduação e pós-graduação gratuitamente através do MIT OpenCourseWare. Foi a primeira grande universidade a disponibilizar seu curso gratuitamente para o público - depois mais de 250 outras faculdades e universidades seguiram os passos do MIT.

Em 2018, o MIT adicionou palestras em vídeo completas em mais de 100 cursos. Se você quer ampliar suas habilidades e conhecimentos, vale a pena conferir o MIT OpenCourseWare para ver o que eles têm sobre o assunto de seu interesse.