Home  >  Plataformas

Siemens implanta sistema de comunicação e digitalização no RIOgaleão

Chamada de AeroMACS, tecnologia transmite dados e imagens em tempo real para os operadores do aeroporto, de forma a otimizar a gestão do local

Da Redação

09/08/2019 às 15h30

Foto: Shutterstock

A Siemens anunciou nesta semana que está implementando um novo sistema de comunicação operacional e digitalização de dados no RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Chamada de AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System), a tecnologia de comunicação móvel por banda larga transmite dados e imagens em tempo real para os operadores do aeroporto, de forma a otimizar a gestão do local, que recebe cerca de 15 milhões de passageiros e opera mais de 50 mil voos todos os anos.

Conforme aponta a Siemens, os dados são obtidos por meio de sensores e câmeras instaladas em ativos móveis (ônibus de passageiros, veículos de operadores de pista, escadas de embarque, etc) e fixos (como radares e sensores da pista).

Em comunicado, a companhia destaca que o sistema foi desenvolvido em conjunto pelas suas áreas de Digital Industries e Smart Infrastructure para atender às necessidades específicas do RIOgaleão.

Caso de uso

Um exemplo de aplicação da solução é a verificação da lâmina d’água na pista, que hoje é realizada manualmente e informada por rádio à torre de controle, comunicação essa que é suscetível a falhas dependendo das condições no local.

Com o AeroMACS, destaca a Siemens, o veículo utilizado para a análise é equipado por câmeras e sensores que passam informações detalhadas e em tempo real aos operadores da pista, elevando o grau de confiabilidade e segurança por meio dos dados gerados.

Operação

Por introduzir uma nova tecnologia na gestão dos aeroportos, a operação desse sistema no RIOgaleão está em período de testes e sua licença está em análise por órgãos como Anatel e ANAC, com previsão de ser regulamentada até o final deste ano, de acordo com a companhia.