Home  >  Segurança

72% das médias e grandes empresas do Brasil sofreram incidentes com dados

Informações são de novo levantamento divulgado pela Dell, que também aponta alta no uso de dados e crescimento da nuvem pública

Da Redação

07/08/2019 às 15h30

Foto: Shutterstock

72% das empresas brasileiras com mais de 200 funcionários registraram incidentes com perda ou indisponibilidade de dados em 2018, segundo a terceira edição do levantamento Global Data Protection Index, encomendado pela Dell junto à consultoria Vanson Bourne.

Divulgada na última semana durante evento em SP, a pesquisa também aponta que 16% das companhias de médio e grande porte do Brasil sofreram com perda irreversível de informações neste período, que resultou em um prejuízo médio de 388 mil dólares.

Uso de dados em alta
O Global Data Protection Index revelou ainda uma evolução significativa no volume de dados utilizados por essas organizações. Enquanto a média global cresceu 569% no ano passado, em comparação com 2016, o Brasil registrou um salto ainda maior, de 805%, no mesmo período.

E esse maior volume de dados se traduz em um desafio para a segurança da TI das empresas, conforme o levantamento. No Brasil, 45% das companhias entrevistadas admitem dificuldades para encontrar uma solução apropriada para a segurança de dados no contexto de novas tecnologias, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML).

Além disso, o relatório divulgado pela Dell também revela que menos da metade (48%) das empresas brasileiras consultadas conta com uma solução de segurança de dados.

Nuvem pública
Por fim, vale destacar que, segundo o levantamento, 43% das companhias do país utilizam nuvem pública, um crescimento de oito pontos percentuais em comparação com o estudo anterior, de 2016.