Home  >  Carreira

Portugal busca atrair profissionais de TI do Brasil com novo visto

Chamado de Tech Visa, programa foi lançado neste ano com foco em levar ao país profissionais qualificados de fora da UE

Da Redação

05/08/2019 às 16h02

Foto: Shutterstock

Em meio a um cenário de escassez de mão de obra especializada para a área de tecnologia, o governo de Portugal criou recentemente um visto específico para atrair profissionais qualificados de fora de União Europeia (UE). As informações são da Folha de S.Paulo.

Chamado de Tech Visa, o programa, que foi lançado oficialmente neste ano com foco em diminuir a burocracia e agilizar os processos, tem os profissionais de TI do Brasil como um dos seus principais alvos, conforme aponta o jornal.

Para ser elegível ao visto, o profissional precisa ser recrutado por uma empresa que tenha aderido ao programa. Até o momento, um total 85 empresas já se credenciaram para o Tech Visa junto ao governo do país europeu, conforme as informações da reportagem.

“Através do Tech Visa é possível atrair e reter talentos, cuja produtividade contribua para o crescimento econômico enquanto fonte geradora de atividade e de emprego”, afirma o ministro adjunto e da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira, em nota enviada à Folha.

Campanha especial

Recentemente, vale notar que a plataforma portuguesa de recrutamento Landing Jobs realizou uma iniciativa significativa focada em levar 30 profissionais brasileiros de TI para trabalharem em Portugal por meio do visto em questão.

Dicas para trabalhar na Europa
Clique aqui para conferir uma entrevista exclusiva da Computerworld Brasil com Alessandra Moura, responsável pela área de Talent Development, com dicas para os profissionais brasileiros de TI que querem trabalhar em Portugal e na Europa, de forma geral.