Home  >  Plataformas

IBM lança plataforma de Blockchain focada em redes de fornecedores

Chamada de Trust Your Supplier, nova rede foi desenvolvida pela gigante em parceria com empresas como Lenovo, Nokia, Schneider e Chainyard

Computerworld / EUA

05/08/2019 às 11h56

Foto: Shutterstock

A IBM e a consultoria Chainyard anunciaram nesta segunda-feira, 5/8, uma nova rede permissionada baseada em Blockchain feita para melhorar a validação de fornecedores, o processo de onboarding e o ciclo de vida do gerenciamento de informações.

Além da IBM, também participam como membros fundadores da rede, chamada de Trust Your Supplier (TYS), as empresas Anheuser-Busch InBev, GlaxoSmithKline, Lenovo, Nokia, Schneider Electric e Vodafone.

“Essa iniciativa de Blockchain representa uma grande oportunidade para a Nokia realçar ainda mais a experiências dos nossos fornecedores e otimizar o processo de onboarding”, afirmou o VP de procurement da Nokia, Sanjay Mehta, em comunicado sobre a novidade.

Ao contrário de outras redes baseadas em Blockchain da IBM, que podem rastrear de tudo, desde a produção de alimentos até joias, da origem até o destino, não há o rastreamento de nenhum produto nesta nova plataforma distribuída.

“A TYS planeja adicionar funcionalidades extras com o tempo, à medida que a rede escalar”, afirma o managing director de Blockchain Ventures da IBM, David Post.

A TYS foi construída para funcionar como uma rede de Blockchain cruzada pela indústria para funções de procurement (aprovisionamento). O primeiro caso de uso da rede se relaciona apenas com validação e onboarding de fornecedores, segundo o executivo.

Métodos tradicionais de gerenciar fornecedores normalmente envolvem processos manuais incômodos, o que torna difícil verificar identidades e rastrear documentos como certificações ISO, informações de contas de bancos, certificações de impostos, e certificados de seguro durante o ciclo de vida de um fornecedor, aponta a IBM.

Ao usar uma abordagem descentralizada e uma trilha de auditoria imutável baseada em Blockchain, a TYS é feita para eliminar esses processos demorados e ajudar a reduzir o risco de fraude e erros.
O objetivo final: conectividade sem atrativo através de supply chains (redes de abastecimento).

“Ao mudar...a validação e o onboarding de fornecedor para um processo que acontece no contexto de uma rede corporativa, a TYS vai impulsionar eficiências para compradores e fornecedores”, diz Post. “Os compradores vão entrar para a rede como participantes e poderão usá-la como uma maneira de melhorar processos de negócios essenciais para procurement à medida que a rede adiciona funcionalidades.”

A nova rede, que é construída sobre a Hyperledger Blockchain Platform, da IBM, e hospedada no serviço de cloud da empresa, atualmente está disponível de forma limitada com seus participantes já existentes. A IBM diz que planeja ampliar a disponibilidade da TYS mais para o fim do terceiro trimestre.
A IBM conta com mais de 18.500 fornecedores ao redor do mundo; a companhia vai começar a usar a Trust Your Supplier ao longo dos próximos meses para fazer o onboarding inicialmente de 4.000 dos seus fornecedores dos EUA.

A IBM Procurement prevê uma redução entre 70% e 80% na duração do ciclo para fazer o onboarding de novos fornecedores, com uma redução potencial de 50% em custos administrativos dentro do seu próprio negócio, aponta a companhia em comunicado.

Como acontece com todas as redes de Blockchain privadas, apenas fornecedores permissionados podem acessar a rede Trust Your Supplier. Ela é feita para interoperar com os sistemas de procurement e redes corporativas já existentes dos compradores para trocar informações relevantes com fornecedores. Em vez de serem validados anualmente, os dados e informações sobre fornecedores são atualizadas continuamente na rede, o que aumenta a precisão em tempo real dos dados, de acordo com Post.