Home  >  Segurança

Novo grupo hacker tem como alvo empresas de energia e telecomunicações

Conforme informações da empresa de segurança industrial Dragos, grupo é chamado de Hexane e vista empresas da África e Oriente Médio

Da Redação

02/08/2019 às 12h00

Foto: Shutterstock

A Dragos, empresa de segurança industrial, descobriu recentemente um novo grupo de hackers. Chamado de Hexane, o grupo está visando ataques a empresas de telecomunicações e de energia na África e Oriente Médio. As informações são do TechCrunch.

Conforme a reportagem do site especializado, a Dragos aponta que o Hexane é o mais recente de uma lista com nove grupos de hackers identificados. Ao que tudo indica, os cibercrimonosos podem ter as companhias de telecomunicações como alvo, potencialmente como um "trampolim" para obter acesso às redes de empresas de gás e petróleo.

Apesar de não ter entrado em detalhes, a Dragos indica que o grupo está comprometendo dispositivos, firmware e redes de telecom.

Para os pesquisadores, o Hexane ainda não tem capacidade de ataque para interromper redes de controle de operações contínuas em usinas e fornecedoras de energia, mas o grupo pode usar sua influência nas telecomunicações como precursora para ataques às redes de controle industriais.

O Hexane foi observado pela primeira vez em meados de 2018, com comportamentos semelhantes a outros grupos, como o OilRig, suspeito de ter ligações com o Irã. No entanto, a Dragos afirma que as ferramentas e as vítimas do Hexane tornam o grupo “uma entidade única” em comparação aos demais.