Home  >  Plataformas

TIM planeja virtualizar 37 data centers até o final de 2020

Segundo operadora, processo vai aumentar capacidade de servidores e melhorar qualidade de serviços

Da Redação

01/08/2019 às 14h22

Foto: Shutterstock

A TIM anunciou nesta semana que pretende virtualizar um total de 37 data centers espalhados pelo Brasil até o final de 2020. Segundo a operadora, o processo permitirá o aumento da capacidade dos servidores, de forma a melhorar a qualidade de serviços como acesso à Internet e consumo de vídeo.

"A virtualização é importante para melhorar a experiência do usuário em nossa rede, que ganhará ainda mais velocidade e estabilidade para o uso de dados”, afirma o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

5G

Em comunicado, a TIM também destacou suas parcerias com Huawei, Ericsson e Nokia para projetos-piloto com redes 5G no Brasil. A iniciativa com a companhia chinesa, que também contou a Fundação CERTI, teve demonstrações realizadas em junho, em Florianópolis, SC.

O segundo projeto, com a Ericsson e o Inatel, será implementado em Santa Rita do Sapucaí, MG, e o terceiro, com a Nokia e com o Núcleo Virtus, da UFCG, implementará soluções para Cidades Inteligentes em Campina Grande, PB.

Já em Campina Grande (PB), junto com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, vai ser possível desenvolver soluções para Cidades Inteligentes, utilizando a plataforma NB-IoT.