Home  >  Plataformas

Alibaba anuncia lançamento de chip de Inteligência Artificial

Baseado em um design de código aberto conhecido como RISC-V, o processador Xuantie 910 marca a entrada da gigante chinesa no segmento

Da Redação

29/07/2019 às 12h01

Foto: Shutterstock

O grupo chinês Alibaba anunciou na última semana o lançamento do seu próprio chip de inteligência artificial (IA), conforme informações da Bloomberg. Vale notar que a revelação foi feita em meio à tensão comercial entre a China e os Estados Unidos, com a gigante do e-commerce iniciando seus investimentos em alternativas para as tecnologias de empresas estrangeiras.

Baseado em um design de código aberto conhecido como RISC-V, o processador Xuantie 910 marca a entrada do Alibaba no mercado de licenciamento, aponta a rede de notícias. Segundo a companhia, algumas das ferramentas serão disponibilizadas ao público, mas para desfrutar de todos os recursos haverá cobranças.

No ano passado, o Alibaba criou uma subsidiária para a fabricação de chips, e o Xuantie é o primeiro produto completamente desenvolvido pela unidade. Com a iniciativa, a companhia mostra seu interesse na expansão em inteligência artificial e na criação de tecnologias para IoT (Internet das Coisas).

"A guerra comercial também reforçou a determinação da China em se tornar mais independente quando se trata de tecnologia", explicou o analisa da Sanford C. Bernstein, Mark Li. "A aposta do Alibaba no RISC-V pode ameaçar os negócios de empresas de propriedade intelectual de chips existentes."