Home  >  Plataformas

Slack atualiza aplicativo desktop para uso mais rápido e eficiente

Segundo empresa, app terá inicialização e funcionamento mais rápido, além de ganhar recurso para acesso offline

Computerworld / EUA

23/07/2019 às 16h30

Foto: Shutterstock

O Slack renovou o seu aplicativo para desktop, adicionando acesso offline e otimizando o software para um carregamento mais rápido.

Esses esforços recentes para melhorar o app desktop foram destacados pela companhia no ano passado, sendo que o novo update, que a empresa diz que deixará a inicialização do software 33% mais rápida, estará disponível “nas próximas semanas”.

As chamadas feitas para colegas de equipe pelo app também deverão ficar mais ágeis, até 10 vezes mais rápidas, de acordo com a empresa de comunicação corporativa.

“Isso poderia significa a diferença entre aparecer em uma reunião a tempo ou não”, afirmou a companhia em um post no seu blog sobre o assunto. “Esses momentos economizados podem adicionar rapidamente, te dando mais tempo para focar nas tarefas a mão.”

O Slack também disse que o app desktop vai rodar de forma mais eficiente, com uma redução de 50% no uso de memória em alguns casos. Enquanto muitos usuários poderão ficar sem perceber a mudança, aqueles que trocam rotineiramente entre apps que usam apps que fazem uso intensivo de memória podem se beneficiar.

“Essas alterações são principalmente inerentes e devem passar despercebidas pelos usuários”, aponta o diretor de pesquisas da Gartner, Larry Cannell. “As empresas que usam um grande número de espaços de trabalho verão melhorias no uso de memória e nos tempos de inicialização no desktop, provavelmente levando a um desempenho mais ágil para os usuários.”

“Não tinha ouvido de nenhum problema antes disso, mas é bom que o Slack reconheceu as limitações em sua abordagem atual e seguiu para corrigi-las”, aponta o especialista.

Além disso, o app desktop em breve também terá algumas funcionalidades offline, permitindo que os usuários com uma conexão lenta abram o software e mantenham o acesso a conversas com cache.