Home  >  Inovação

Carrefour aposta em IA para personalizar experiência de compra no Brasil

Rede varejista anunciou parceria com startup Propz, que possui soluções que combinam CRM, inteligência analítica e Big Data

Da Redação

22/07/2019 às 13h00

Foto: Shutterstock

O Carrefour Brasil anunciou na última semana uma parceria com a startup Propz, que possui soluções que combinam CRM, inteligência analítica e Big Data, para fazer a leitura automática e sistemática do comportamento do consumidor.

A parceria, aponta o Carrefour, tem o objetivo de aliar tecnologia e comportamento, de forma a tornar mais relevante e melhorar a experiência de compras dos clientes. As interações personalizadas com o consumidor já estão sendo feitas por meio do aplicativo Meu Carrefour, e-mail, SMS, push e totem de autoatendimento nas lojas.

De acordo com a rede varejista, ações de relacionamento com o cliente já renderam melhoras significativas na taxa de engajamento dos clientes, resgate de cupons e volume de vendas. Ações de cross selling por exemplo, representam um quarto do resultado do canal. E vale notar que o Carrefour observou que 56% dos clientes já experimentaram produtos orgânicos, após uma oferta.

Para a CEO do Carrefour eBusiness Brasil, Paula Cardoso, há uma transformação dos modelos de comunicação, que deixam de ser massificados para se tornarem cada vez mais segmentados e personalizados.

“Essa transformação está cada vez mais veloz. Alavancar dados extraídos a partir de um comportamento ominicanal do consumidor, que interage e faz compras por meio de diferentes canais, está rapidamente se tornando uma necessidade para criar uma estratégia personalizada e atender os clientes de maneira relevante, além de ampliar vendas preservando margens”, explica.

O Carrefour acredita que pode automatizar o processo de análise de eventos do dia a dia com inteligência artificial. A tecnologia também pode ser usada para identificar diferentes elementos que motivam clientes a comprar, tais como conteúdo, crédito, cupons, descontos ou conveniência.

"O Carrefour impressiona tanto na estrutura quanto na capacidade de execução da sua equipe. O grupo analisa automaticamente o comportamento dos consumidores por meio de toda a sua estratégia. A partir daí, cada ponto de contato é personalizado e otimizado para rentabilizar o relacionamento e oferecer os melhores benefícios para cada cliente. Trata-se de um movimento pioneiro e revolucionário para o varejo nacional”, afirma Israel Nacaxe, cofundador da Propz.