Home  >  Inovação

Hospital Lifecenter adota soluções Aruba para modernizar infraestrutura

Entre outras coisas, instituição médica de Belo Horizonte conseguiu ganhos de produtividade e maior rapidez para encontrar equipamentos

Da Redação

19/07/2019 às 9h00

Foto: Shutterstock

O Hospital Lifecenter, de Belo Horizonte, escolheu as soluções da Aruba para modernizar a sua infraestrutura de tecnologia. O projeto, que foi dividido em duas fases, trouxe diversos benefícios para a instituição médica localizada na capital mineira.

Na primeira fase da iniciativa, foi implementada a rede LAN/WLAN que atende diversas demandas indispensáveis para o hospital. Entre elas, possibilita o uso da tecnologia conhecida como checagem beira leito, que otimiza processos e atualiza dados automaticamente no prontuário do paciente, reduzindo as chances de erro. Além disso, a rede proporciona mobilidade aos funcionários e aos visitantes do hospital, sempre levando em consideração a experiência do usuário e a segurança.

Já na segunda fase, foram implementadas soluções de geolocalização e asset tracking (rastreamento de ativos), que proporcionam um ganho de produtividade e tempo na localização de equipamentos usados diariamente. Com ela, uma tag é colocada no equipamento, que então indica pode indicar onde esse dispositivo está em tempo real.

“Possuímos um prédio de 20 andares, por isso, há uma grande dificuldade de encontrar um equipamento importante que diversos profissionais possam utilizar.Agora encontramos um equipamento em poucos minutos”, comenta Hudson Santos, gerente de TI do Lifecenter.

Vale notar que a implementação de soluções Aruba no hospital Lifecenter foi realizada em parceria com a Trinité Soluções em Tecnologia da Informação.

Preservação de patrimônio

Além de agilizar o atendimento ao paciente, a gestão de ativos também ajuda a preservar o patrimônio do hospital. Isso porque a solução cria cercas eletrônicas em torno de determinado equipamento, que impedem seu deslocamento para a área externa do prédio, com um alarme que avisa a segurança patrimonial. Por esses motivos, essa é a solução mais procurada pelas instituições de saúde que implementam redes Aruba.

Com um tempo total de dois meses para implementação, as soluções substituíram aplicações antigas do hospital de BH que necessitavam de atualização emergencial. “O projeto inicial foi pensado para atender uma solução simples de cobertura de rede Wi-Fi para checagem beira leito e acabou se tornando muito maior, com a adição do asset tracking e diversas possibilidades futuras”, diz Guilherme Fortes, Territory Manager da Aruba para Minas Gerais e Nordeste.

Saúde

“A vertical de saúde é a que mais cresce na Aruba, com uma média de 50% ao ano”, afirma Eduardo Gonçalves, Country Manager da Aruba para o Brasil. “O maior desafio dos hospitais e clínicas médicas atualmente é melhorar a experiência de seus pacientes. A nossa infraestrutura LAN/WLAN líder de mercado possibilita o desenvolvimento de várias soluções inovadoras para este mercado”, conclui Gonçalves.