Home  >  Inovação

MCTIC libera R$2 milhões para laboratórios da Estação Antártica

Segundo ministério, recurso será usado para equipar 16 laboratórios da nova Estação, que deve ser inaugurada em janeiro de 2020

Da Redação

18/07/2019 às 16h00

Foto: Shutterstock

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou nesta semana a liberação de 2 milhões de reais para equipar os laboratórios de pesquisa científica da Estação Antártica.

Segundo o MCTIC, o recurso foi repassado nesta quarta-feira, 17/7, com a assinatura de um Termo de Execução Descentralizada em conjunto com a Secretaria de Comissão Interministerial para os Recursos do Mar da Marinha do Brasil

“É mais um passo. São R$ 2 milhões para levar equipamentos para nossos pesquisadores e cientistas que trabalham na Estação Antártica”, afirmou o ministro interino da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini.

De acordo com o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Sérgio Gago Guida, o valor em questão será usado para equipar os 17 laboratórios da estação, sendo 16 deles mobiliados pelo MCTIC e um pela Fundação Oswaldo Cruz.

“É muito importante que a gente possa entregar aos nossos cientistas e ao povo brasileiro laboratórios de primeira linha, de ponta”, afirmou Guida.

Vale notar que a Estação Antártica Comandante Ferraz, que foi instalada em 1984, dois anos após a criação do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), fica localizada na Península Keller, interior da Baia do Almirantado, na Ilha Rei George.