Home  >  Carreira

7 atitudes que podem te atrapalhar na busca por um emprego

Consultoria Robert Half conversou com recrutadores para saber o que mais atrapalha as chances dos candidatos em uma entrevista de emprego

Da Redação

13/07/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

Para além de contar com um bom currículo e boas referências profissionais, sair-se bem na entrevista de emprego é essencial na busca pela tão sonhada vaga. Por isso, é importante ter bastante atenção sobre como falar e se portar nesta situação, que pode ser angustiante para muitas pessoas.

Na avaliação da empresa especializada em recrutamento Robert Half, é preciso ficar atento a alguns pontos específicos que podem minar as suas chances na busca por uma vaga de emprego. Publicado recentemente, o estudo "Índice de Confiança Robert Half", que revela as perspectivas de contratação e expectativas atuais do mercado de trabalho e para os próximos seis meses, indica alguns desses sinais.

Para isso, o levantamento fez a seguinte pergunta "Qual o principal motivo que te faz descartar um candidato já na primeira entrevista de emprego?" aos recrutadores.  Confira a lista abaixo com os sete principais pontos que podem atrapalhar as chances de um candidato conseguir um emprego, de acordo com as respostas dos recrutadores entrevistados pela Robert Half.

1. Perceber que mentiu no currículo - é algo que 33% dos entrevistados respondeu ser definitivo para excluir um candidato. Afinal, se um profissional mente na primeira etapa de uma contratação, como será possível confiar nele?

2. Quando fala mal de empregos/empregadores anteriores - 11% dos entrevistados afirmaram que não contratariam alguém que não recorre a eufemismos quando lembra do seu emprego atual ou anterior;

3. Quando não demonstra interesse pela vaga - a indiferença até pode ser charmosa em alguns casos, mas para 11% dos entrevistados da Robert Half, ela é definitiva na não-contratação de um talento;

4. Quando o candidato não sabe se comunicar - ser tímido e introspectivo são características da personalidade de um indivíduo e que devem ser respeitadas, mas a falta de habilidade e coerência na comunicação será um problema para 6% dos entrevistados. Lembrando que estamos falando de causar uma boa primeira impressão em uma entrevista;

5. Perceber que não se preparou para a entrevista - 5% dos entrevistados afirmaram que a falta de preparo é algo que pode diferenciar negativamente um potencial contratado;

6. Quando o candidato não sabe ouvir - pessoas expansivas e falantes são ótimas para cargos de vendas, por exemplo, mas para 4% dos recrutadores ouvidos, este traço carismático pode minar suas chances de passar em uma entrevista de emprego

7. Quando percebe que ele não se encaixa à cultura e clima da empresa - este ponto é bem subjetivo e pode variar de empresa para a empresa e, claro, engloba uma série de outros fatores. Mas para 27% dos entrevistados, um talento em potencial pode ser "eliminado" de cara quando o recrutador observar que o mesmo não se encaixa na cultura da empresa