Home  >  Plataformas

Trump critica Libra e Bitcoin e pede que criptomoedas sejam regulamentadas

Presidente dos Estados Unidos usou o seu perfil no Twitter para fazer comentários sobre a nova moeda virtual do Facebook

Da Redação

12/07/2019 às 18h35

Foto: Shutterstock

A popularização do Bitcoin e o recente anúncio da nova criptomoeda do Facebook, Libra, despertaram a atenção de autoridades de todo o mundo. Com a repercussão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma série de tweets criticando as moedas virtuais e exigindo que as empresas responsáveis se sujeitem às regulamentações norte-americanas e globais se quiserem "se tornar um banco", conforme informações da Reuters.

"Eu não sou fã do Bitcoin e de outras Criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil", escreveu Trump, segundo a reportagem da agência de notícias. “Se o Facebook e outras empresas quiserem se tornar um banco, devem buscar uma nova Carta Bancária e ficar sujeitas a todos os Regulamentos Bancários, assim como outros bancos, tanto nacionais quanto internacionais”, acrescentou.

Ao que tudo indica, o presidente norte-americano está respondendo, principalmente, ao lançamento da Libra. No mês passado, o Facebook revelou o lançamento de sua criptomoeda global, previsto para 2020. A companhia, em parceria com outras 28 instituições, como Mastercard, PayPal e Uber, formam a Libra Association, entidade responsável pelo gerenciamento da nova moeda. Atualmente, nenhum banco faz parte do grupo.

Vale notar que Donald Trump expôs sua opinião um dia depois que o presidente do Fed (banco central americano), Jerome Powell, afirmou que os planos do Facebook não poderão avançar a menos que questões sobre privacidade, proteção ao consumidor, lavagem de dinheiro e estabilidade financeira sejam discutidas.