Home  >  Plataformas

INSS completa digitalização de serviços

Com isso, órgão, que lançou projeto de Transformação Digital em abril, agora oferece um total de 90 serviços a distância

Da Redação

12/07/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

O INSS anunciou nesta semana que completou a digitalização de todos os seus serviços. Agora é possível realizar um total de 90 serviços do INSS a distância - clique aqui para ver a lista completa.

Nesta semana, por exemplo, diversos serviços relativos a Acordos Internacionais Previdenciários passam a ser realizados pelo Meu INSS (site e aplicativo para celular) e telefone 135.

Além disso, conforme aponta o Ministério da Economia, outros serviços como o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal e Validação do Facultativo de Baixa Renda também passam a ser realizados sem necessidade de sair de casa.

Com isso, o INSS é o primeiro órgão do Governo Federal com todos os serviços digitais. Apenas aqueles que exigem a presença do segurado continuam presenciais, como perícia médica e prova de vida.

De acordo com o órgão, desde maio vários dos seus serviços passaram a ser realizados pelo Meu INSS e 135, tais como recurso, revisão, mudança de agência, solicitar pagamento não recebido, aposentadorias, auxílios, pensões.

Vale notar que foi lançado no último mês de abril o projeto de Transformação Digital do INSS, que possui a Dataprev entre seus parceiros.