Home  >  Plataformas

Gigantes de TI são convocadas a depor em investigação antitruste nos EUA

Autoridades querem evitar monopólio da indústria da tecnologia e prometem investigar todo o Vale do Silício

Da Redação

11/07/2019 às 8h00

Foto: Shutterstock

As gigantes de tecnologia Apple, Amazon, Facebook e Google foram convocadas para depor no próximo dia 16 de julho aos legisladores do Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos, como parte de uma investigação antitruste em empresas de tecnologia que busca encontrar ameaças de monopólio que elas podem representar para a concorrência. As informações são do The Washington Post.

De acordo com a reportagem do jornal sobre o assunto, a Câmara busca a regulamentação de empresas que há muito tempo insistem que seus tamanhos não prejudicam rivais ou consumidores. Foram convocados para depor os executivos Kyle Andeer, vice-presidente de direito corporativo da Apple, Nate Sutton, conselheiro geral da Amazon, Matt Perault, chefe do desenvolvimento de políticas globais do Facebook e Adam Cohen, diretor de política econômica do Google.

A investigação, que começou em junho, promete analisar todas as empresas do Vale do Silício e não somente Apple, Amazon, Facebook e Google. De acordo com a Câmara, plataformas dominantes e desreguladas têm poder extraordinário sobre comércio, comunicação e informação, principalmente online.

A Amazon confirmou que irá comparecer, mas recusou comentar o caso. Apple, Facebook e Google não responderam imediatamente à solicitação do jornal sobre o assunto.