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Um em cada quatro e-commerces brasileiros já sofreu processo judicial

Dados são da nova edição do levantamento Perfil do E-commerce Brasileiro, feito pelo PayPal em parceria com BigData Corp

Da Redação

05/07/2019 às 12h00

Foto: Shutterstock

Uma em cada quatro lojas on-line brasileiras já foi alvo de pelo menos um processo judicial movido por um consumidor, segundo a nova edição do estudo Perfil do E-commerce Brasileiro, realizado em parceria entre PayPal e BigData Corp.

Conforme a pesquisa, que levantou dados sobre atendimento ao cliente pela primeira vez neste ano, 7,82% dos e-commerces já sofreram um processo, 3,45% sofreram duas ações, 4,22% de três a cinco, e 2,61% de a 6 a 10 processos.

Vale notar ainda que 3,89% das lojas on-line já foram alvo de 11 a 50 processos, enquanto que 2,45% dos e-commerces sofreram mais de 50 ações na justiça movidas por clientes.

“O estudo revela que os e-commerces brasileiros precisam melhorar sua relação com os consumidores”, afirma o PayPal em comunicado sobre o levantamento.

Crescimento

Além disso, a pesquisa em questão também revela que o e-commerce brasileiro registrou no último ano o seu maior crescimento desde 2014, ao registrar um aumento de 37,59% no número de lojas on-line, que alcançaram a marca de 930 mil.

Como destaca o PayPal, essa expansão de quase 40% do e-commerce brasileiro acontece após o segmento registrar dois anos seguidos de crescimento moderado, de 12,5% em 2017 e de 9,23% em 2016.

Metodologia
De acordo com o PayPal, a série Perfil do E-Commerce Brasileiro usa o processo de captura de dados da internet da BigData Corp., o qual prevê o processamento de mais de 10 petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais 23 milhões de sites brasileiros, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links.