Home  >  Negócios

Governo dos EUA pede anulação de processo da Huawei

Em ação aberta em março, gigante chinesa afirma que lei pode limitar seus negócios nos EUA é inconstitucional

Da Redação

05/07/2019 às 19h00

Foto: Shutterstock

Legenda:

O governo dos Estados Unidos apresentou nesta semana um requerimento solicitando a anulação de um processo aberto pela Huawei no último mês de março. As informações são da Reuters.

Conforme aponta a agência de notícias, a queixa em questão, apresentada a um tribunal federal no Texas, defende que a existência de uma lei capaz de limitar os negócios da Huawei nos Estados Unidos é inconstitucional.

A gigante chinesa tem sido um dos pilares na atual guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Porém, na recente cúpula do G20, Donald Trump e Xi Jinping concordaram em estabelecer trégua. No acordo, Washington aceitou frear a imposição de novas tarifas a produtos importados da China e prometeu a permissão da venda de produtos da Huawei por empresas dos EUA.

Até o momento, há poucos detalhes sobre as medidas que o governo norte-americano tomará em relação à companhia, mas os presidentes dos dois países devem retomar as negociações na semana que vem. Na última quarta-feira, 3/7, os EUA afirmaram que, como a empresa ainda está na lista negra, pedidos de licenças e companhias americanas que buscam importar os produtos estão sendo revisados minuciosamente para garantir a segurança nacional.