Home  >  Carreira

Novo recurso do LinkedIn auxilia candidatos em entrevistas de emprego

Disponível inicialmente em inglês, ferramenta da rede social inclui vídeos para auxiliar usuários em processos seletivos

Da Redação

01/07/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

O LinkedIn anunciou na última semana o lançamento de um novo conjunto de ferramentas com foco em auxiliar a preparação para realizar uma entrevista de emprego, apontada por 54% dos candidatos como uma fase entre moderada a extremamente desafiadora por dois motivos - incerteza e falta de confiança - segundo levantamento da rede social profissional.

Para o desenvolvimento dessas soluções, o LinkedIn identificou as perguntas mais frequentes das entrevistas e, em seguida, estabeleceu parceria com especialistas em carreira, líderes de contratação e recrutadores profissionais para avaliar suas dicas.

Como resultado desse processo, nas próximas semanas os usuários poderão assistir a vídeos para aprender a lidar com os processos seletivos de forma mais eficaz. Para as assinaturas premium, também será oferecido acesso exclusivo a respostas de entrevistas com exemplos aprovados por especialistas.

Aprendendo na prática

Para ter sucesso nos processos seletivos, especialistas orientam que os candidatos invistam na prática. Com base nessa necessidade, 52% dos concorrentes bem sucedidos a vagas de emprego dos Estados Unidos se preparam antes das entrevistas criando respostas para possíveis perguntas complexas. Como parte dos novos recursos do LinkedIn, os usuários poderão simular entrevistas e revisar as suas respostas gravadas.

Até o final de agosto, a companhia também deve disponibilizar um sistema de compartilhamento das gravações com outros usuários, permitindo que os candidatos recebam feedback e orientações de seus contatos.

Disponibilidade

Segundo o LinkedIn, as ferramentas serão lançadas nas versões para desktop e mobile em países de língua inglesa ainda neste mês. No momento, ainda não há informações sobre a disponibilidade da novidade no Brasil.