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Pão de Açúcar se une à Microsoft para acabar com filas em supermercados

GPA diz que acordo com a gigante de TI será materializado em loja "phygital", com diversas iniciativas digitais e com inauguração ainda em 2019

Da Redação

30/06/2019 às 10h47

Foto: Shutterstock

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta semana uma parceria com a Microsoft para acelerar o seu processo de transformação digital e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Segundo a empresa, o projeto prevê a análise, definição e implementação de novas tecnologias, incluindo uma plataforma de dados centralizada, para aprimorar a experiência de compra dos clientes GPA em diferentes ambientes, incluindo hipermercados, supermercados, lojas de vizinhança e e-commerce alimentar.

Loja phygital

Em comunicado, o Grupo diz que o acordo com o Microsoft será materializado na forma de uma loja “phygital” – uma espécie de mistura das palavras físico e digital, em inglês - que contemplará todas as suas iniciativas e produtos digitais, com suporte das soluções da Microsoft – um caminho que empresas como Amazon e Carrefour também vêm seguindo, vale notar.

“Com o rompimento das barreiras entre o mundo on-line e off-line, os clientes esperam que suas experiências em loja sejam tão personalizadas e dinâmicas quanto no ambiente digital e essa é a nossa proposta”, explica Antonio Salvador, Diretor de Transformação Digital e E-commerce do GPA.

Essa loja, que deverá ser aberta ao público ainda este ano sob a marca Minuto Pão de Açúcar, vai contar com sensores capazes de interagir com as plataformas digitais (aplicativos para celular e e-commerce) e com tecnologias embutidas como lockers (armários), reconhecimento facial, self-checkout, entre outras.

Lockers e reconhecimento facial

Com a solução dos lockers, explica o GPA, o cliente poderá antecipar suas compras via aplicativo e retirar na loja sem filas ou espera. Ao chegar à loja, basta se dirigir ao armário e digitar um número de liberação, ambos informados previamente via app.

A empresa também destaca que o serviço contará com reconhecimento facial para agilizar o atendimento, ao fazer a leitura de todas as informações disponibilizadas, como CPF e perguntas normalmente realizadas no momento em que se inicia o processo de pagamento.

Além de identificar seu cadastro, segundo o Grupo Pão de Açúcar, o cliente também poderá passar suas compras nestes pontos, espalhados pela loja, e pagar diretamente pelo cartão ou via aplicativo, eliminando a necessidade de passar pelos caixas.

Outra iniciativa da companhia com foco em eliminar filas são os chamados equipamentos de self-checkout, em que os próprios clientes podem realizar as suas compras e realizar o pagamento, sem a participação de um atendente.

Parcerias

Para realizar esse projeto, o GPA também fechou uma parceria com a Logicalis, que será responsável pelo desenvolvimento das soluções e implantação de todos os sistemas de inteligência artificial em Microsoft Azure.

“Nosso foco é contribuir para a transformação digital de nossos clientes e esta nova parceria com o Grupo GPA irá proporcionar ferramentas de inteligência artificial na nuvem que irão contribuir para uma melhor experiência dos clientes na interação com a rede e em suas lojas”, afirma o Diretor de Parcerias para Transformação Digital da Microsoft, Maurício Azevedo.