Home  >  Inovação

Governo de SP destina R$100 milhões para pesquisas científicas

Segundo administração estadual, os projetos serão financiados pela Fapesp, com apoio da iniciativa privada

Da Redação

27/06/2019 às 18h00

Foto: Shutterstock

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 27/6, o lançamento do edital “Ciência para o Desenvolvimento”, que selecionará pesquisas científicas sociais no Estado, executadas por pesquisadores de universidades e institutos de pesquisas (públicos ou privados).

No total, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, vai destinar 100 milhões de reais aos núcleos de pesquisas orientadas.

Segundo o governo, os projetos serão financiados pela Fapesp, com apoio da iniciativa privada. O anúncio sobre a iniciativa em questão aconteceu na capital paulista e contou com a presença do Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

O edital deverá estimular as pesquisas que trabalham na solução de grandes desafios econômicos e sociais no estado, principalmente nas áreas seguintes: agricultura, saúde, cidades inteligentes, manufatura avançada, energia para o desenvolvimento, educação, conservação ambiental e sustentabilidade e redução da desigualdade.

Com o apoio da Fapesp e de outras entidades, aponta a administração, a expectativa é que o valor dos recursos mobilize cerca de 400 milhões de reais nos próximos anos. As instituições se comprometem com a participação na realização da pesquisa, cofinanciamento e na aplicação dos resultados da competitividade e/ou políticas públicas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).