Home  >  Plataformas

Operadora chinesa anuncia plano para construir maior rede 5G do mundo

China Mobile revelou nesta semana a criação de um fundo de cerca de US$4,36 bilhões com foco na tecnologia

Da Redação

26/06/2019 às 13h00

Foto: Shutterstock

Durante uma conferência em Xangai, a maior operadora de telecomunicações chinesa, a China Mobile, anunciou a criação de um fundo de 30 bilhões de yuans (US$ 4,36 bilhões) para investir em tecnologia 5G. De acordo com informações da Reuters, a companhia já arrecadou mais de 7 bilhões de yuans.

Segundo o presidente da China Mobile, Yang Jie, a empresa tem como objetivo construir a maior rede 5G do mundo. Para isso, a operadora pretende instalar mais de 50 mil pontos de acesso até o final deste ano e fornecer serviços 5G em mais de 200 cidades chinesas até 2020.

Conforme a agência de notícias, os ambiciosos planos de Yang Jie também envolvem o lançamento de seu primeiro lote de smartphones 5G até o mês que vem. Conforme as divulgações da companhia, os primeiros aparelhos terão preço de 5 mil yuans (US $ 727), com expectativa de que dispositivos mais acessíveis, com valores abaixo dos 2 mil yuans, estejam disponíveis no mercado até o ano que vem.

No início de 2019, especialistas previram que os altos custos impediriam as provedoras da China de oferecer serviços 5G em larga escala nos próximos anos. No entanto, o aumento das tensões comerciais e a concorrência tecnológica com os Estados Unidos fizeram com que diversas empresas chinesas impulsionassem os investimentos na tecnologia.