Home  >  Plataformas

Integração impulsiona investimento em APIs no Brasil

Segundo pesquisa, fomento à inovação, geração de receita e processos mais ágeis também foram citados como objetivos estratégicos pelas empresas

Da Redação

12/06/2019 às 16h00

Foto: Shutterstock

A integração com parceiros e clientes ajuda a impulsionar o investimento em APIs pelas médias e grandes empresas no Brasil, de acordo com um novo estudo sobre o assunto feito pela Sensedia em parceria com a PwC. Isso porque nada menos do que 77% das companhias ouvidas no levantamento, intitulado “O Estado das APIs”, disseram usar APIs externas para criar um ecossistema de negócios.

A pesquisa também revelou quais são os outros objetivos estratégicos dessas organizações quando o assunto são as APIs. Metade delas (50%) espera conseguir integrar e agilizar processos internos, enquanto que 60% disseram que planejam iniciar um ecossistema ou aumentar a quantidade.

Além disso, 45% das médias empresas e 57% das grandes enxergam como importante a utilização das APIs para estimular a inovação. E apenas 40% das médias e 29% das grandes corporações citaram a geração direta de receitas entre os objetivos estratégicos para adoção de APIs.

Por fim, vale notar que, segundo a pesquisa, o uso de APIs se mostra mais maduro e em maior escala em áreas como finanças, TICs (software, TI e telecom) e e-commerce.

Metodologia

Realizado ao longo de 2018, o estudo em questão entrou um total de 150 pessoas de 130 das maiores empresas brasileiras para compreender quais as principais estratégicas de utilização de APIs, o nível de maturidade dos projetos e o impacto dessas práticas nos negócios, aponta a Sensedia.