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Grupo Sada otimiza processos e operações com soluções da Salesforce

Empresa mineira implementou uma variedade de aplicações da fornecedora, incluindo Salesforce Platform, Sales Cloud e Salesforce Chatter

Da Redação

10/06/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

O grupo empresarial Sada, originário da cidade de Betim, em Minas Gerais, apostou em soluções da Salesforce para buscar viabilizar um novo modelo de gestão da companhia, com foco em serviços compartilhados, automação de vendas e integração de equipes.

Realizada pela JFOX, parceira da Salesforce, a implementação das plataformas em questão - saiba mais abaixo - impactou mais de 38 empresas do Grupo Sada, que foi fundado nos anos 1970 e atua em área como ogística, transportes, indústria, comércio, concessionárias, bioenergia, serviços, entre outras.

Segundo a empresa, um dos principais desafios neste projeto de transformação digital com foco em serviços compartilhados era encontrar uma solução que suportasse o volume de dados e todas as diferentes regras de negócios e de processos de cada organização, o que foi alcançado com diferentes aplicações da Salesforce.

Para isso, a organização optou pela adoção da Salesforce Platform, para criar soluções que otimizam os fluxos de trabalho e aos processos internos; da Sales Cloud, para automatizar vendas, e pela Salesforce Chatter, para simplificar a integração dentro de todas as empresas da companhia e a comunicação entre os colaboradores. 

Resultados do Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

Após o processo de implantação da Salesforce em janeiro de 2017, aponta o Grupo, o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) se tornou viável, assim como uma melhoria contínua de sua eficiência. O número de chamados das empresas no escopo de atuação do CSC aumentou para 374.281, um crescimento de 26% no período de fevereiro a setembro de 2018 quando comparado ao mesmo período de 2017.

Conforme a companhia aponta, isso mostra que as equipes já estão conseguindo resolver as demandas cada vez com maior agilidade, com ajuda da ferramenta. Outra métrica que impactou positivamente o negócio foi o processo de solicitações de compras, que aumentou 17%, passando de 17.969 para 21.097. 

“A Salesforce nos ajudou a melhorar a qualidade dos atendimentos, aumentando a satisfação dos nossos colaboradores nas empresas. E tudo isso sem alterar o quadro da equipe ou sobrecarregar os times”, afirma a diretora de CSC do Grupo Sada, Rose Figueiredo.

Salesforce Platform, Sales Cloud e Chatter 

No Centro de Serviço Compartilhado (CSC), foi implementado o Salesforce Platform para a criação de apps para o gerenciamento de aproximadamente 100 processos otimizados dos departamentos de Suprimentos, Contábil/ Fiscal, Administração de Pessoal, financeiro e Gestão de Serviços. A plataforma também foi adotada para gerir processos dos setores de Tecnologia da Informação e Jurídico. Com isso, a equipe consegue fazer uma análise crítica dos processos, identificando gargalos e melhorando a operação. 

Já o departamento Comercial da organização implementou o Sales Cloud, para permitir que todo o time tenha uma visão completa dos clientes, de forma a administrar as solicitações abertas, pedidos, críticas, etc. A plataforma apresenta indicadores que auxiliam as equipes de vendas e relacionamento com os clientes do Grupo Sada vendas e de relacionamento com o cliente a realizarem um atendimento de excelência. 

Também utilizada pela equipe comercial da empresa, a rede social interna Chatter permite que os colaboradores  compartilhem informações, acompanhem os status dos projetos em seus dispositivos móveis e compartilhem insights, casos de atendimento ou suporte.

“Nossas empresas ficam em diferentes cidades e temos muitos colaboradores que trabalham remotos, por isso precisávamos de uma solução que permitisse uma troca fluída de informações, de maneira fácil e a partir de qualquer lugar”, diz a Gerente de Gestão de Serviços do Grupo Sada, Catarina Macedo.