Home  >  Plataformas

Dona da Casas Bahia anuncia criação de banco digital banQi

Segundo Via Varejo, plataforma possui app gratuito para Android e tem foco em promover inclusão de desbancarizados no Brasil

Da Redação

06/06/2019 às 9h00

Foto: Divulgação

Após a Pernambucanas lançar um serviço de conta digital em abril, agora é a vez de a Via Varejo, dona da Casas Bahia (e também do Ponto Frio), anunciar a criação de um banco digital com foco em promover a inclusão de milhões de brasileiros com pouco ou nenhum acesso a bancos tradicionais.

Chamada de banQi, a plataforma de serviços financeiros foi anunciada oficialmente nesta semana pela companhia em parceria com a startup norte-americana Airfox, que é especializada em soluções de pagamentos móveis e digitais.

Segundo a Via Varejo, que hoje possui 5 milhões de pessoas pré-aprovadas no carnê, a nova solução gratuita está disponível via aplicativo para qualquer dispositivo com sistema Android, do Google - ainda não há informações sobre uma versão para iOS.

As mais de 800 unidades das Casas Bahia no Brasil funcionarão como pontos de atendimento, apoio e serviços para os clientes do banQi, de acordo com a organização.

Vale notar que os serviços oferecidos pelo banQi, que incluem assinatura eletrônica de crediário, cartão de débito e saques, não se restringem aos clientes da Casas Bahia, uma vez que qualquer pessoa poderá abrir sua conta digital pelo aplicativo disponível na Google Play.

Segundo a Via Varejo, não é preciso comprovar renda para criar uma conta no banQi – e o processo todo pode ser feito em menos de 7 minutos. “Nós somos capazes de oferecer tudo isso sem taxas porque usamos tecnologia para diminuir os custos”, afirma o fundador e CEO da Airfox, Victor Santos.

Disponibilidade
A partir da próxima semana, os serviços da plataforma estarão disponíveis para 34 lojas localizadas no Estado de São Paulo, segundo a Via Varejo. A expectativa da empresa é que até o final de julho todas as unidades da rede estejam integradas à operação do banQi, já disponibilizando outras funcionalidades como assinatura eletrônica do crediário, cartão de débito, saque e rendimento do saldo da conta banQi.

Além disso, os clientes do novo banco também terão acesso a empréstimos pessoais com juros mais baixos, por meio da tecnologia da Airfox, que usa dados alternativos do celular e transações financeiras para criar modelos de créditos mais dinâmicos que usam machine learning, aponta a empresa.