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Itaú é notificado pelo Idec por uso de reconhecimento facial

Em nota, banco diz que utiliza biometria para aumentar a segurança nas operações e aponta que avalia documento para responder dentro do prazo

Da Redação

05/06/2019 às 14h00

Foto: Shutterstock

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) anunciou nesta semana que notificou o Itaú Unibanco solicitando informações sobre o uso de tecnologia de reconhecimento facial pelo banco. Em seu site, o Idec destaca que “regras de consentimento, uso e tratamento dos dados coletados são fundamentais para a segurança dos consumidores”.

Vale notar que o Itaú anunciou recentemente que começará a usar biometria facial para ampliar a segurança e evitar fraudes nas operações de financiamento de veículos, de forma a evitar problemas na aprovação e liberação de crédito para os clientes.

No comunicado enviado ao banco, o Idec afirma que “é importante buscar mecanismos de combate às fraudes, mas alerta que a prática da coleta de dados por meio de reconhecimento facial sem informação transparente e clara ao consumidor, assim como seu devido e expresso consentimento, viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e direitos básico garantidos pela Constituição Federal, como intimidade, vida privada e a imagem das pessoas”.

“Além preocupação com a falta de informação, o reconhecimento facial envolve tratamento de dados pessoais sensíveis, sendo uma atividade de alto risco, pois o titular dos dados fica sujeito a diversos problemas, como fraude com seus dados devido à vazamento de dados, ou a uma exposição pública indesejada de sua imagem, ou sujeito até a casos de discriminação por gênero ou raça, por exemplo, já que o fornecedor pode classificar consumidores com base em perfis para atribuir vantagens a um grupo em detrimento de outro.”, explica do coordenador do programa de Direitos Digitais do Idec, Diogo Moyses.

Posição Itaú
Procurada pela reportagem da Computerworld Brasil, a assessoria do Itaú Unibanco enviou o seguinte comunicado sobre o assunto.

“O Itaú Unibanco utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para aumentar a segurança nas operações de financiamento de veículos, ao assegurar que os dados enviados pelas concessionárias são verdadeiros. A instituição também confirma o recebimento de solicitação de informações do Idec na quinta-feira (30) e está avaliando o documento para responder dentro do prazo.”