Home  >  Carreira

Pesquisa revela qual o melhor canal para encontrar vagas de estágio

Segundo novo estudo da Companhia de Estágios, indicações, sites de recrutamento e apps de divulgação estão entre os mais usados pelos estagiários

Da Redação

31/05/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

Uma nova pesquisa feita pela consultoria especializada Companhia de Estágios aponta que os sites de recrutamento são os principais meios para procura de estágio, com 44% dos estagiários entrevistados tendo conseguido ao menos uma entrevista por esse canal.

Intitulado “O perfil do candidato a vagas de estágio em 2019”, o estudo também aponta que 28% dos entrevistados conseguiram uma vaga de estágio por indicações, enquanto que 12% por aplicativos ou plataformas de divulgação de vagas

Outro ponto de destaque do levantamento é que 83% das pessoas entrevistadas se candidataram em até 10 sites diferentes de empresas especializadas em recrutamento e seleção.

Sem segredos
O diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, diz que não existem truques ou segredos para conseguir um estágio, mas destaca que os candidatos devem sempre ficar de olho nas empresas para não deixar a oportunidade passar.

“Cada empresa possui métodos diferentes, as maiores, normalmente, contratam por meio de consultorias especializadas, elas divulgam as vagas e ficam incumbidas por todo o processo seletivo, sendo responsáveis por encontrar o estagiário que tenha as capacidades técnicas e comportamentais exigidas, no entanto, pequenas e médias empresas podem também utilizar deste serviço. Já as que não usam esse recurso, fazem divulgação através de seus sites, por redes sociais e recebem indicações, por isso, é importante manter os cadastros atualizados nos sites, acompanhar as empresas nas redes sociais e acionar sua rede de contatos.”, explica.

LinkedIn
Principal rede social profissional do mercado, com mais de 500 milhões de usuários pelo mundo, o Linkedin é o site mais utilizado por 60% dos entrevistados para encontrar vagas de estágio.

“Se tornou uma excelente ferramenta para fazer marketing pessoal e aumentar o networking. Por lá o candidato pode conhecer melhor a cultura organizacional das empresas, se conectar com profissionais que façam parte do mesmo nicho de mercado, acompanhar notícias do setor, procurar vagas e ler conteúdos que possam enriquecer a bagagem profissional. Não é uma ferramenta para pedir estágio, mas, sim, para aumentar as possibilidades de ter um”, aponta Mavichian.