Home  >  Inovação

Gol agora permite embarque por meio de reconhecimento facial

Novo serviço de biometria da companhia aérea está disponível apenas no aeroporto do Galeão, no RJ, por enquanto

Da Redação

31/05/2019 às 18h00

Foto: Divulgação

Legenda:

A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta semana a implementação do seu primeiro serviço de embarque por meio de biometria facial. Por enquanto, a novidade está disponível apenas no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Segundo a companhia aérea, o equipamento utilizado para a iniciativa, que dispensa a necessidade de ter o cartão de embarque ou o smartphone para entrar na aeronave, foi criado pelos especialistas do seu laboratório de inovação GOLLabs.

Como funciona
Com o recurso, aponta a Gol, basta o passageiro posicionar-se em frente ao totem de reconhecimento facial, localizado ao lado do portão de embarque e, com uma foto, será feita a verificação de segurança com os dados da viagem e documentos do cliente, para ser liberada a entrada no avião.

Para garantir o reconhecimento biométrico individual é necessário, antes da viagem, a realização de um cadastro prévio. A tecnologia utilizada é da FullFace Biometric Solutions, empresa especializada em identificação de pessoas com tecnologia de biometria.

Disponibilidade
De acordo com a companhia, inicialmente o serviço será implementado como piloto apenas no portão de número 34 do aeroporto do Galeão, e passará por uma fase de testes antes de ser expandido para outras bases da empresa.