Home  >  Inovação

Com lançamento previsto para 2021, TIM inicia testes com redes 5G

Experimentos já estão sendo realizados em Florianópolis, Santa Catarina. Operadora prevê disponibilizar novas redes daqui dois anos

Da Redação

23/05/2019 às 17h00

Foto: Shutterstock

A operadora TIM iniciou seus primeiros testes com 5G no Brasil. Já em andamento, o experimento acontece em Florianópolis, Santa Catarina, usando a frequência de 3.5 GHz, e tem previsão de lançamento comercial para 2021. A novidade foi anunciada durante o Painel Telebrasil 2019, que aconteceu na última quarta-feira (22), em Brasília.

De acordo com a TIM, o objetivo é desenvolver um centro de referência em 5G com foco em produtos e serviços de forma a promover a tecnologia e os novos modelos de negócio. A operadora quer acelerar a implantação de aplicações para Cidades Inteligentes, Agricultura Inteligente, Indústria 4.0, Entretenimento, Saúde, Carros Autônomos e Realidade Virtual. Para a operação em Florianópolis, a TIM conta com a parceria da Fundação CERTI e da Huawei.

"A TIM quer ser pioneira e líder no 5G, tanto no Brasil quanto na Itália. Nosso objetivo é repetir a trajetória de sucesso e protagonismo do 4G e gerar novas soluções que melhorem a vida dos nossos clientes e impulsionem o desenvolvimento tecnológico no país. Nesse cenário, enxergamos alguns elementos habilitadores, como o desenho de um leilão não arrecadatório que privilegie os investimentos e a simplificação de procedimentos para instalação de antenas e fibra em prol da competitividade e crescimento do Brasil", disse Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.

Outra iniciativa de destaque da TIM é o projeto em parceria com a Ericsson e com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), que prevê a implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas. Com a instalação do 5G, será possível conectar os postes da cidade para criar uma rede cobrindo todo o município. Posteriormente, será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e, com o ambiente preparado, implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras.

Para liderar um ecossistema favorável ao 5G no Brasil, a operadora terá a parceria da Telecom Italia no uso da nova tecnologia e na implementação de soluções nas cidades de Turim, Bari, Matera e República de San Marino. A companhia também optou por atuar no engajamento de empresas de tecnologias, fundações e instituições de pesquisas, academia e ambientes empreendedores, para o desenvolvimento de aplicações, produtos e soluções baseadas no 5G.

"Em parceria com a Fundação CERTI, estamos contribuindo para que a capital catarinense se torne uma 'cidade-laboratório' do 5G e suas aplicações, a partir do fomento de novas tecnologias com a chegada da rede de quinta geração no país. Vamos gerar novos negócios nas cidades que receberão os projetos, impulsionando o desenvolvimento do país frente ao restante do mundo", finalizou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Tags