Home  >  Inovação

Microsoft anuncia apoio na Fundação SOS Mata Atlântica

Dados coletados pelos voluntários da ONG serão carregados na nuvem Microsoft Azure, onde recursos de AI serão aplicados

Da Redação

21/05/2019 às 15h00

Foto: Shutterstock

A Microsoft Brasil anunciou na segunda-feira (20/05) apoio na Fundação SOS Mata Atlântica por meio do seu programa "AI For Earth". Este integra a iniciativa da companhia chamada "AI for Good", que tem o compromisso de distribuir investimentos em inteligência artificial, pesquisa e tecnologia em quatro áreas principais: mudanças climáticas, agricultura, biodiversidade e água.

A ONG ambiental brasileira e a Microsoft assinaram um acordo de cooperação para apoiar o projeto Observando os Rios, que reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem.

O projeto conta com apoio de 3.600 voluntários mobilizados em grupos de diversas origens, como escolas, universidades, igrejas, escoteiros, centros comunitários, entre outros. O monitoramento da qualidade das águas é realizado com um kit desenvolvido especialmente para a SOS Mata Atlântica. Os grupos fazem a medição uma vez por mês e enviam os resultados pela internet. Esse kit possibilita a avaliação dos rios a partir de um total de 16 parâmetros, que incluem níveis de oxigênio, nitrato, PH, odor, aspectos visuais, entre outros, e classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de péssimo a ótimo.

Com o acordo, a SOS Mata Atlântica irá aplicar tecnologia aos dados coletados, que serão carregados na nuvem Microsoft Azure, onde recursos de AI serão aplicados, fornecendo insights mais efetivos e precisos para a ONG. No futuro, será possível cruzar dados de diferentes bancos de dados, como, por exemplo, sobre doenças populacionais, e avaliar a correlação entre a qualidade das águas e doenças epidêmicas. Hoje, os resultados da análise são divulgados no relatório “Retrato da Qualidade da Água no Brasil”, amplamente distribuído anualmente, em geral no Dia Mundial da Água.

A Microsoft tem como compromisso investir US$ 115 milhões nos programas "AI for Earth","AI for Accessibility" e"AI for Humanitarian Action" que integram o"AI for Good" no decorrer de cinco anos . “O acesso à água potável é uma necessidade humana básica e este projeto oferece uma abordagem simples, mas eficaz, que usa o poder das pessoas aliadas à tecnologia para fazer a diferença”, afirmou Brad Smith, presidente da Microsoft. “Ajudar a acelerar o trabalho de organizações como a SOS Mata Atlântica é a razão pela qual lançamos o programa AI for Earth. Temos o prazer de anunciar a aprovação com sucesso deste pedido de investimento e estamos ansiosos para ver o progresso do projeto em direção a rios mais limpos e a um Brasil mais saudável”, complementou o executivo.