Home  >  Plataformas

Constroen amplia satisfação de clientes com software Mobuss Construção

No total, construtora adotou quatro módulos da solução, incluindo Segurança, Qualidade, Registros e Assistência Técnica

Da Redação

14/05/2019 às 14h00

Foto: Shutterstock

A Constroen Construções e Engenharia Ltda conseguiu obter diferentes benefícios após a implementação do software de gestão e mobilidade Mobuss Construção. No total, a companhia de construção civil adotou um total de quatro dos nove módulos da solução em questão: Segurança; Qualidade; Registros; e Assistência Técnica.

“O primeiro impacto positivo foi relacionado à produtividade nos canteiros de obra. A gestão das atividades melhorou em 100%. Hoje, temos total controle dos 95 formulários da qualidade e 50 treinamentos operacionais por obra e de todos os projetos executivos das três obras em andamento, sem contar todos os documentos individuais dos mais de 100 colaboradores que estão registrados na empresa”, explica o diretor de engenharia da Constroen, Roberto Lemos de Melo Dainese.

Segurança
Com a adoção do Módulo de Segurança do Mobuss Construção, a Constroen passou a dispor de mais dados para a rotina de reuniões mensais que tratam de assuntos relacionados à CIPA, boas práticas de segurança dentro do canteiro de obra e documentações.

Outro benefício do Módulo de Segurança está relacionado aos treinamentos, uma vez que hoje a empresa pode rastrear com eficiência de quais tipos de treinamentos cada colaborador participou antes de ele iniciar algum tipo de serviço. “Os colaboradores gostaram bastante do novo método de aplicação de treinamento, uma vez que não é mais necessário a utilização de papel para registrar o comparecimento e mostrar ilustrações, o que desburocratiza muito o processo”, aponta o executivo.

Qualidade
Já com o Módulo de Qualidade do Mobuss Construção, a empresa passou a contar com um controle de processos muito mais eficaz. “Hoje, por conta do sistema, conseguimos identificar no mês quais foram os principais problemas e, diante disso, abrir um plano de ação para verificar os motivos e traçar ações preventivas”, diz.

Registros
A Constroen conta com 120 funcionários próprios. Dentro desse universo, aponta a empresa, o Módulo de Registros tem auxiliado no gerenciamento de documentos, avisando, por exemplo, sobre datas que estão próximas do vencimento, documentos que estão faltantes de cada colaborador e/ou empreiteiro, além de ajudar os gestores de obra a fazerem a liberação de entrada e saída de funcionários e terceiros na obra.

Assistência Técnica
Além disso, a Constroen também alcançou mais de 90% de satisfação de clientes no ano passado, quando registrou 93,75% de satisfação na assistência técnica, com um investimento na tecnologia que representou apenas 0,1% do valor total de uma obra para a construtora.

“Em uma obra, ter atenção a todos os detalhes é fundamental para o controle de custos. Isso inclui o controle de produtividade no canteiro, do uso consciente dos materiais, do treinamento dos profissionais, da logística no atendimento ao cliente, das não-conformidades, dos investimentos e dos documentos e registros que circulam na obra. E, o Mobuss Construção nos permite essa visão 360º”, conta Dainese.