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5 Perguntas para o CEO: Patrick Negri, da iugu

Startup de meios de pagamento traz como diferencial proximidade com clientes e colaboradores

Solange Calvo

14/05/2019 às 9h00

Patrik Negri CEO da iugu
Foto: Divulgação

A tecnologia sempre esteve presente na vida de Patrick Negri, fundador e CEO da iugu. Ele conta que desde seus 15 anos, antes da era da mobilidade, esteve conectado com esse mundo, antenado com as novidades que ele apresentava. A paixão o levou a compreender mais de 25 linguagens de programação e a trabalhar com isso diariamente.

A iugu, startup de tecnologia de meios de pagamento, é um sonho realizado, ele diz. “Queria algo para administrar, que me trouxesse satisfação financeira. Hoje, estou me redescobrindo, na fase de conquista de clientes e colaboradores”, lembra e revela um desejo: “Viajar pelo mundo por três anos”.

O CEO, que se define como um líder focado em resultados e pessoas, destaca estar sempre em busca de mais conhecimento, tentando aprender coisas novas e crescer junto com o seu time.

Entre os seus desafios, o comandante da iugu cita como principal o alinhamento da estratégia com as expectativas das pessoas. “O jovem de hoje quer uma carreira muito rápida. Em três anos, ele quer ver resultados. Precisamos frear um pouco essa ansiedade, estando mais próximos deles, conhecendo os problemas de cada um, suas linhas de crescimento e ter uma visão clara do que está acontecendo.”

A seguir Negri conta mais sobre a trajetória da iugu, confira.

Computerworld Brasil – A iugu é uma startup de tecnologia de meios de pagamento nascida em 2012, com DNA digital. Fale sobre a evolução da atuação da empresa até aqui.

Patrick Negri Quando começamos, tentamos resolver um problema dos nossos clientes e conseguimos, que era a cobrança recorrente. O processo dessa operação é bastante complexo, muitos erros podem ser cometidos e era difícil encontrar um software que permitia um bom controle e gestão. A iugu conseguiu trazer isso para o mercado e foi tão bem aceita que os clientes começaram a nos acionar para resolver outros problemas. Com isso, fomos adicionando cada vez mais serviços, atendimento e tecnologia no nosso escopo e crescemos juntos. Os clientes precisam medir e mensurar resultados e suas operações, não temos como falar em ferramentas sem tecnologia e é o que está no nosso DNA desde que nascemos.

CW Brasil – Qual o maior desafio desse mercado hoje, considerando ser o segmento financeiro de concorrência altamente acirrada?

Negri – A mesma de toda empresa focada em tecnologia: falta profissional. Falta mão de obra qualificada, faltam profissionais de desenvolvimento, muitos podiam ser formados, falar inglês que é muito exigido não só nessa como em diversas outras áreas. Inclusive, eu realizo treinamentos internos porque não posso apenas contar com o que está lá fora. Mas isso é um problema do Brasil, pois precisamos de uma formação educacional melhor no País.

CW Brasil – Acredita na visão 360°, modelo de trabalho apoiado na colaboração e em equipes multidisciplinares como trunfos para a competitividade? Por quê?

Negri – Acredito. Treinamentos, feedback, incentivar o pessoal jovem com o pessoal sênior, são pequenas coisas que podem ser feitas e são essenciais em uma empresa. É preciso incentivar pessoas diferentes a se relacionarem para que possam compartilhar conhecimento e experiências. Procuramos fazer isso aqui dentro, é um dos nossos pilares principais – todo mundo tem de estar “na mesma página”.

CW Brasil – Quais parcerias são altamente estratégicas nesse setor em que a iugu atua?

Negri – As parcerias são importantes para qualquer empresa, de qualquer área. Onde atuamos, como fornecedores, é essencial manter um bom relacionamento com os principais bancos do mercado e, como clientes, com os softwares de gestão que nasceram em nuvem e hoje contam com as nossas soluções disponíveis em seus sistemas.

CW Brasil – Em que a iugu se diferencia no segmento de meios de pagamento?

Negri – O nosso mercado é carregado de vários players especializados em diferentes segmentos. Na iugu, concentramos todos eles em uma única plataforma e focamos em como o mercado funciona. Por isso, buscamos estar sempre próximos ao cliente, pois ele nos dá o feedback e o nosso produto evolui conforme o que ele necessita. O atendimento também é nosso diferencial, já que ele é o responsável por resolver os problemas dos nossos clientes, mesmo que isso não esteja em nossa alçada de serviços. Graças a todo esse empenho, hoje nosso índice de satisfação é de 98%.