Home  >  Plataformas

TIM ativa chamadas de voz sobre dados em todo o estado de São Paulo

Lançamento em todos os munícipios paulistas acontece cerca de um mês após Rio de Janeiro receber tecnologia da operadora

Da Redação

08/05/2019 às 10h00

Foto: Shutterstock

A TIM anunciou nesta semana a ativação da funcionalidade de chamadas de voz sobre dados (VolTE, da sigla Voice over LTE, em inglês) em todo o estado de São Paulo.

Este é o segundo estado a receber a tecnologia da operadora em todos os municípios, uma vez que o Rio de Janeiro já tinha recebido a novidade no último mês de abril.

Em comunicado, a TIM diz que ativou a funcionalidade em todas as frequências, incluindo na de 700Mhz, nas cidades paulistas onde a faixa foi liberada pela EAD/Anatel.

O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, o que possibilita maior eficiência e estabilidade.

Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação passa a ser quatro vezes mais rápido do que o atual. Isso porque as ligações com a tecnologia levam cerca de 2 segundos para completar, enquanto uma ligação normal dura de 8 a 10 segundos.

De acordo com a TIM, a meta da empresa é oferecer o serviço para 96% da população urbana até 2020 em mais de 4 mil cidades, por meio da rede 4G da operadora.

A companhia também destaca que não há mudança de custo para o cliente, que continuará sendo tarifado da mesma maneira, conforme seu plano. As ligações não são descontadas do pacote de dados.