Home  >  Inovação

Apple e SAP fortalecem parceria para desenvolvimento de apps corporativos

Próxima versão do SDK do SAP Cloud Platform, disponível no final deste mês, permitirá que as empresas criem aplicativos iOS personalizados

Déborah Oliveira

08/05/2019 às 9h01

Foto: Divulgação

Em uma aparição surpresa no Sapphire 2019, evento realizado pela SAP em Orlando (SAP), Tim Cook, CEO da Apple, falou sobre a evolução da parceria das duas empresas. A aliança, que começou em 2010 com a adoção de iPads pela SAP e foi fortalecida em 2016 quando as companhias colaboraram no setor móvel, ganha novos contornos e mira agora o aumento do uso de realidade aumentada nas empresas e o desenvolvimento de aplicativos para o universo corporativo.

"Realidade aumentada e machine learning serão fundamentais para entregar a informação certa à pessoa certa, no momento certo", disse Cook. De olho nesse mercado, as companhias querem avançar no aprendizado de máquina e realidade aumentada com o lançamento do Core ML, tecnologia de aprendizado de máquina da Apple que estará disponível pela primeira vez como parte do SDK do SAP Cloud Platform para iOS.

A próxima versão do SDK do SAP Cloud Platform, disponível no final deste mês, permitirá que as empresas criem aplicativos iOS personalizados e inteligentes desenvolvidos pelo SAP Leonardo. Os modelos de aprendizado de máquina serão baixados automaticamente para o iPhone e iPad, para que os aplicativos possam ser executados off-line e, em seguida, atualizar dinamicamente enquanto conectados ao SAP Cloud Platform.

Com a parceria, a SAP reconstruiu seus aplicativos móveis para as soluções SuccessFactors e SAP Concur, que serão executadas nativamente no iOS. Além disso, a SAP também anunciou que expandirá suas ofertas de aplicativos para Mac.

Para as empresas que precisam de ajuda para começar a usar aplicativos iOS, a Apple e a SAP informam que oferecem nove aplicativos prontos para implantação, abrangendo vários setores. O SDK do SAP Cloud Platform para iOS foi desenvolvido pela Apple e pela SAP para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos iOS personalizados para a empresa, revelaram.

Privacidade em jogo

Cook foi questionado pelo CEO da SAP, Bill McDermott, sobre as preocupações de segurança e privacidade da Apple, Cook reforçou que, mais do que ninguém, a companhia concentra seus esforços para proteger hardware e software.

“Há mais dados sobre as pessoas em seus smartphones do que em suas casas. O mesmo vale para os negócios”, comentou. “Acreditamos profundamente na privacidade. Não podemos imaginar administrar nossos negócios sem isso”, acrescentou.

*A jornalista viajou a Orlando (EUA) a convite da SAP