Home  >  Plataformas

Unimed adota prontuário digital em transportes aeromédicos no Brasil

Solução tecnológica, que utiliza papel e caneta especiais, já foi utilizada em 515 missões desde seu lançamento

Da Redação

07/05/2019 às 14h00

Foto: Divulgação

A Unimed Aeromédica anunciou na última semana que desenvolveu uma solução tecnológica de transporte que promete mais eficiência no atendimento médico e mais segurança e agilidade na gestão das informações.

A novidade consiste no chamado prontuário digital de bordo. Por meio de papel e caneta especiais, a solução é capaz de reconhecer os dados escritos manualmente no prontuário e realizar a conversão do conteúdo para a plataforma digital.

De acordo com a companhia, a iniciativa, que permite acesso dos profissionais de saúde por meio da internet, de forma rápida e integral, já foi utilizada em 515 missões desde seu lançamento.

Normalmente, aponta a Unimed, durante as remoções os prontuários dos pacientes são preenchidos manualmente e tem os dados posteriormente transferidos para as planilhas nos computadores.

Segundo o gestor médico da Unimed Aeromédica, Flávio, o projeto piloto foi iniciado em 2017 e as equipes da Unimed Aeromédica testaram o prontuário digital de bordo em cem missões.

“Essa nova tecnologia nos proporciona um tempo precioso, permitindo que a situação do paciente seja de conhecimento de todos os atores do processo quase que em tempo real. E as informações ainda podem ser atualizadas e corrigidas”, explica.

Conforme Lopes, que destaca que a Unimed Aeromédica é uma empresa da Unimed Federação Minas, a caneta usada no prontuário digital tem uma capacidade de acerto próxima a 100% para letra de fôrma e de 80% a 90% para letra cursiva.

“Depois que os profissionais aprovaram a ferramenta, passamos a adotá-la de forma definitiva e abolimos o prontuário de papel comum. Hoje, cada enfermeiro e médico é responsável pelas informações de seu prontuário digital”, diz.