Home  >  Plataformas

Aplicativo da Microsoft quer te ajudar a desacelerar e focar

Ferramenta MyAnalytics ganhou novas funcionalidades para que profissionais separem "tempo de foco" em meio à rotina

Mark Hachman, PC World/EUA

07/05/2019 às 15h00

Foto: Microsoft/divulgação

Em uma cultura de trabalho, trabalho, trabalho, o MyAnalytics, da Microsoft, sempre uma das poucas vozes calmas te pedindo para desacelerar. Durante a sua conferência para desenvolvedores Build, realizada nesta semana em Seattle, a empresa anunciou que essa ferramenta do Office vai explicitamente te encorajar a tirar tempo de “foco” para reagrupar, melhorar o seu bem-estar, e sua rede.

O MyAnalytics não está disponível para todos; apenas assinantes do Microsoft Office 365 Enterprise e Business com um plano de e-mail hospedado (Exchange). Isso é importante, uma vez que uma das maneiras pelas quais o MyAnalytics determina se você está trabalhando, e trabalhando efetivamente, é ver quando você está respondendo um e-mail e também o quão responsivo você é. A ferramenta cria uma “dashboard” de várias métricas, tocando no Outlook assim como no Delve para explorar o seu papel na hierarquia corporativa.

A Microsoft considera o MyAnalytics como um “assistente pessoal de produtividade”, uma ramificação do Microsoft Delve, lançado em 2015. E agora o serviço está ganhando algumas novas habilidades. Uma adição importante é um “plano” para te ajudar a encontrar tempo para escapar de todas as reuniões e trabalho e encontrar tempo para “focar”. Parte deste plano parece ser agora rastrear “dias calmos”, ou os dias em que você não está trabalhando até mais tarde.

Se você agendar tempo para focar, por exemplo, os seus colegas no Teams serão informados do seu status, explica a Microsoft. O MyAnalytics também terá duas novas sugestões impulsionadas por Inteligência Artificial (AI) no fluxo do Outlook que te ajudam a remarcar tempo de foco caso acabe sendo tomado por compromissos, ou separe tempo de foco para tarefas específicas.

Por fim, a companhia planeja construir sobre essa ideia principal do “plano” para adicionar planos extras no futuro, especificamente para bem-estar, networking e colaboração. Infelizmente, não há nenhum “tempo executivo” embutido no MyAnalytics, mas talvez isso mude no futuro.