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3 passos para aumentar vendas e fidelizar clientes no Dia das Mães

Segundo a Zendesk, varejistas precisam prestar atenção em alguns pontos para evitar dores de cabeça e entregar a melhor experiência

Da Redação

07/05/2019 às 19h00

Foto: Shutterstock

O Dia das Mães, que é comemorado neste domingo, 12/5, é uma das datas mais importantes para o comércio no país, além de possuir um valor sentimental bastante significativo entre os brasileiros.

Por conta disso, aponta a Zendesk, é importante que os varejistas estejam atentos no atendimento aos consumidores, que esperam ter ótimas em todos os momentos relacionados à data.

Confira abaixo três dicas da Zendesk para os varejistas evitarem dores de cabeça e entregarem as melhores experiências para os seus clientes.

1- Encontre seus clientes onde eles estão
O estudo Customer Experience Trends 2019 mostra que 40% dos clientes preferem utilizar os serviços de autoatendimento, antes de entrar em contato com o suporte, além disso, apenas 20% das equipes de suporte oferecem a opção do auto-atendimento.

Quando têm que entrar contato com o serviço de atendimento, os clientes também querem poder trocar de canais e escolher aqueles que melhor atendem suas necessidades. A grande maioria, 85% dos consumidores, irá tentar diferentes meios, caso não tenham a resposta da sua primeira solicitação, e 44% esperam menos de uma hora para fazer isso.

2- Seja proativo
Enquanto 30% das equipes de atendimento são proativos no engajamento para vendas e marketing, há benefícios-chave da proatividade que estão sendo negligenciados. Esses benefícios incluem a redução do esforço do cliente, prevenção de problemas com produtos e a diminuição do número de tickets para os agentes de atendimento. A grande maioria dos clientes, cerca de 90%, disseram que veem com bons olhos, ou de forma neutra, a proatividade das empresas.

3- Aposte em Inteligência Artificial
Negócios de alta performance são duas vezes mais propensos a utilizar inteligência artificial. Na verdade, companhias que usam I.A, segundo dados levantados pela Zendesk, economizaram 225.000 horas dos agentes, devolvendo o equivalente a 2.800 anos para os clientes. Eles estão resolvendo tickets 21% mais rápido, ao mesmo tempo que lidam com um volume de chamados seis vezes maior. Porém, 85% das grandes empresas ainda não estão usando esse tipo de tecnologias.

"Hoje, para aumentar as vendas, as empresas têm que estar atentas às demandas dos consumidores e colocá-los no centro da sua estratégia de negócio. Seja no online, ou no offline; pelas Redes Sociais, ou por telefone, os cliente querem ter a mesma experiência, que deve ser fluida, ágil e sem ruídos", conclui Ivan Preti.