Home  >  Plataformas

Dell lança Unified Workspace para simplificar o trabalho da TI

Oferta integra soluções da VMware Workspace ONE e da Secureworks para dar apoio a dispositvos a partir da nuvem

Carla Matsu

30/04/2019 às 2h32

Foto: Carla Matsu

A Dell Technologies anunciou nesta segunda-feira (29/04) uma solução integrada que visa simplificar o gerenciamento do ciclo de vida do dispositivo para os times de TI das empresas, desde a seleção do dispositivo, a instalação e a segurança do mesmo. A companhia revelou a Unified Workspace durante o Dell Technologies World, que acontece em Las Vegas nesta semana.

Segundo a companhia, a solução traz um aparato completo para dar apoio a dispositvos, incluindo PCs, tablets e smartphones, a partir da nuvem. Tal tipo de alcance é possível porque a Unified Workspace integra soluções da VMware Workspace ONE e da Secureworks.

A nova oferta da Dell vai de encontro a ambientes de trabalho cada vez mais flexíveis e sem os limites das paredes de um escritório convencional. Se as possibilidades do trabalho móvel acompanham o funcionário onde ele estiver, as camadas de segurança também precisam atuar como sombras digitais. Entretanto, na prática os times de TI das empresas têm pouco tempo para focar em iniciativas que melhorem a experiência e segurança dos usuários.

Segundo a Dell, a Unified Workspace entra neste cenário para revolucionar como os gestores de TI ajudam e habilitam seus usuários finais por meio de serviços e soluções flexíveis e escaláveis que se integram a qualquer ambiente do cliente, independentemente do sistema operacional, dispositivo e tecnologia de nuvem.

Essencialmente, a solução utiliza dados sobre como funcionários usam seus computadores e outros aparelhos, como informações sobre consumo de bateria, armazenamento e outras exigências e com isso aconselha o aparelho ideal e suas aplicações.

“Imagine uma solução inteligente que fale para você os aplicativos e dispositivos específicos de que sua força de trabalho precisa com base em seu uso específico. Contemple uma solução que fornecerá esses dispositivos personalizados diretamente para o usuário final, pré-configurados e pré-carregados com todos os aplicativos e recursos de segurança necessários sem que a TI precise tocar no dispositivo”, resumiu Jeff Clarke, vice-presidente de produtos e operações da Dell Technologies.

Segurança na ponta

Para reforçar a segurança dos endpoints, a Unified Workspace recorre ao Dell Safeguard e ao portfólio de gerenciamento de resposta à ameaças, que inclui soluções de analytics da Secureworks. Com a nova área de trabalhado unificada, a Dell também introduz o novo SafeBIOS - BIOS é o acrônimo para Basic Input Output System, que atua como uma interface entre o computador e o sistema operacional.

Em vez de armazenar informações do BIOS no próprio hardware, que poderia ser corrompido, o Dell SafeBIOS é um recurso de verificação de BIOS fora do host integrado ao VMware Workspace ONE, permitindo que a TI configure fluxos de trabalho automatizados para enviar atualizações e restaurar dispositivos para conformidade.

Escala sob controle

O gerenciamento do ciclo de vida do produto não é coisa trivial para as empresas e tende ser caro, exigir alta tecnologia e não se adapta normalmente a funcionários móveis e remotos. O VMware Workspace ONE como pilar da Dell Unified Workspace permite clientes utilizarem a tecnologia unificada de gerenciamento de endpoints para modernizar a maneira como implantam, gerenciam e protegem seus dispositivos Dell.

Depois que um dispositivo é implantado, os recursos unificados de gerenciamento de endpoints do Workspace ONE possibilitam que os clientes ultrapassem o PCLM tradicional com gerenciamento de diretivas na nuvem, entrega simplificada de aplicativos, patches automatizados e diagnósticos e monitoramento de integridade de dispositivo aprimorados.

O Dell Technologies Unified Workspace já está disponível globalmente.

*Jornalista viajou a Las Vegas a convite da Dell Technologies