Home  >  Negócios

Como a Dell pretende reduzir a complexidade da jornada multi-cloud

Companhia anunciou Dell Technologies Cloud, que oferece ferramentas de gerenciamento na nuvem para rodar aplicações em ambientes privados e públicos

Carla Matsu*

30/04/2019 às 19h18

Foto: Divulgação

Atenta a um universo cada vez mais multi-cloud e complexo que companhias estão enfrentando diante a transformação digital, a Dell Technologies anunciou na segunda-feira (29/04) uma solução multiplaforma para facilitar e gerenciar a jornada dos clientes em suas jornadas de migração para a nuvem. Batizada sob o conveniente nome de Dell Technologies Cloud, a solução é construída na infraestrutura hiperconvergente VXRail assim como na VMware Cloud Foundation. Esta última é a solução de nuvem híbrida da VMware que oferece infraestrutura integrada e serviços de gerenciamento na nuvem para rodar aplicações tanto em ambientes públicos e privados.

De acordo com um estudo da consultoria IDC promovido em 2018, mais de 70% das empresas estão usando vários ambientes de nuvem. E o maior desafio de data center enfrentado pela maioria delas é o desenvolvimento de uma estratégia multi-nuvem bem-sucedida.

Pat Gelsinger, CEO da VMware, chamou de “pesadelo" o que empresas estão enfrentando quando passam a adotar um modelo híbrido de soluções em nuvem. “Essas complexidades de silos de nuvem, a nova perdição de nossa existência, estão diminuindo a adoção e criando um pesadelo futuro de conformidade e gerenciamento para cada um de vocês. E, com a natureza dinâmica dos negócios hoje, é essencial que possamos estar à frente disso”, alertou. "Suas equipes precisam de um modelo operacional consistente, infraestrutura consistente, ferramentas consistentes que permitam que você passe de público a privado, ou na borda”, complementou. A Dell Technologies Cloud, defende a companhia, trabalha para reduzir esta latente complexidade.

A forma como a Dell posicionou a nova oferta também deve atrair a adesão dos clientes. O portfólio da Dell Technologies Cloud inclui a oferta de data center como serviço VMware Cloud na Dell EMC. Segundo a companhia, essa arquitetura permite diferentes alternativas de TI e gerenciamento, integrando as demandas em um único fornecedor para compras, implantação, serviços e financiamento.

"A Dell Technologies Cloud oferece aos clientes mais controle, como o hub operacional local de suas nuvens híbridas, com infraestrutura de nuvem consistente em todos os tipos de nuvem e um amplo conjunto de mais de 4.200 provedores e hyperscalers do VMware Cloud Provider Program”, destacou a Dell.

Parceria com a Microsoft

As estratégias da Dell para protagonizar um universo cada vez mais em nuvem híbrida ganharam destaque entre os anúncios do Dell Technologies World nesta semana. A companhia anunciou uma importante parceria que a aproxima da Microsoft. Satya Nadella, CEOda Microsoft, também subiu ao palco para anunciar que a infraestrutura de nuvem da VMware estará disponível nativamente na Microsoft Azure. De acordo com a Dell, o "objetivo é fornecer uma visão única de ponta a ponta para a nuvem - uma plataforma integrada para o futuro digital de nossos clientes".

Os esforços da Dell em direção ao universo multi-cloud visam atender a crescente digitalização das empresas a medida que estas migram seus fluxos de trabalho e dados para diferentes nuvens. O próprio presidente Michael Dell deu o tom do posicionamento da companhia: "todas as empresas, todas as organizações, todos os governos, precisam se reimaginar nesta nova era digital […] "Estamos combinando as inovações da Dell EMC, VMware e Pivotal para criar uma arquitetura em nuvem eficiente, altamente automatizada, inteligente e eficiente para desenvolvedores”, completou.

*Jornalista viajou a Las Vegas a convite da Dell Technologies