Home  >  Plataformas

Slack adiciona integrações de e-mails, calendário e arquivos ao Office 365

Novas integrações tornam mais fácil para os usuários trabalharem com o pacote de aplicativos da Microsoft

Matthew Finnegan, da Computerworld (EUA)

16/04/2019 às 15h30

Foto: Shutterstock

O Slack adicionou novas formas de interagir com o aplicativo Office 365, da Microsoft, diretamente pela sua própria plataforma de colaboração. Isso inclui um aplicativo de calendário do Outlook, visualizações de arquivos do Office e a capacidade de exportar e-mails para canais do Slack, e mensagens diretas.

As integrações anunciadas na última semana fazem parte de mudanças mais amplas para conectar o Slack a aplicativos de produtividade de uma série de fornecedores, segundo diretor de gerenciamento de produtos da Slack para interoperabilidade, Andy Pflaum.

A variedade de integrações de aplicativos de terceiros tem sido um dos pontos fortes do Slack (o app adicionou mais de 1.500 até o momento), ajudando os usuários a trabalhar sem forçar uma troca entre os aplicativos. A lista de integrações inclui aplicativos de produtividade e de negócios de fornecedores como Google, ServiceNow e Salesforce.

“Nós reconhecemos que nossos clientes terão uma variedade de ferramentas que eles usam no local de trabalho”, disse Pflaum. “Ninguém hoje tem apenas uma única pilha da Microsoft, Google, Cisco ou Salesforce. Praticamente toda empresa tem um mix de soluções de provedores diferentes."

“Acreditamos que [a integração com o Office365] nos ajuda a dar mais um passo adiante, nos tornando um verdadeiro centro de colaboração”, disse.

O diretor de pesquisa do IDC, Wayne Kurtzman, chamou a integração com o Office 365 de um exemplo de compromisso do Slack com um ecossistema de aplicativos abertos.

“Essa abertura que facilita o trabalho, agora com essa integração profunda com a Microsoft, permite que os usuários se comuniquem na plataforma apropriada para a mensagem – e colaborem dentro da pilha completa de TI”, disse ele. “Também ressalta [que] as comunicações e as preferências de colaboração do usuário ainda estão evoluindo rapidamente e sendo impulsionadas por uma força de trabalho mais experiente em tecnologia."

Notificações aprimoradas para o calendário do Outlook
O novo aplicativo Calendário do Outlook envia uma notificação no Slack quando os usuários são convidados para uma reunião, e destaca quaisquer conflitos de agenda. As notificações de videoconferência também incluirão um link para aplicativos de conferência, como o Webex, o Zoom ou o Skype for Business. O último é particularmente digno de nota porque a Microsoft integrou o Skype for Business ao seu aplicativo Teams, essencialmente criando uma ponte entre os dois aplicativos de colaboração.

A capacidade de sincronizar com os calendários do Outlook também permitirá atualizações automáticas do status de um usuário do Slack – um dos recursos mais solicitados pelos clientes, disse Pflaum. Isso significa que o status de um usuário do Slack seria definido como “em uma reunião” de acordo com a programação de calendário do Outlook, por exemplo, ou “fora do escritório”, se ele estiver em dias reservados para férias, por exemplo.

Add-in de email para o Outlook
O Slack também está procurando preencher a lacuna entre o aplicativo de colaboração e os e-mails do Outlook. O add-in do Slack para Outlook permite que os usuários encaminhem um email diretamente de sua caixa de entrada para um canal do Slack ou o enviem como uma mensagem direta. Isso é feito clicando em um ícone do Slack que aparece nos e-mails do Outlook e selecionando o canal ou destinatário individual. Os membros da equipe no Slack podem, então, visualizar o conteúdo de e-mail, abrir anexos ou anotações em seu fluxo de bate-papo.

O recurso segue a aquisição da empresa de gerenciamento de e-mail Astro (da qual Pflaum era CEO e co-fundador), feita pelo Slack no final do ano passado; os funcionários da Astro estavam envolvidos em planos contínuos para se integrar mais estreitamente com aplicativos de produtividade de terceiros. “O compartilhamento de e-mail é uma indicação direta do que estávamos fazendo no Astro e uma das coisas que viemos fazer quando chegamos aqui”, disse Pflaum.

Pesquisa e importação de arquivos do OneDrive
O Slack também anunciou uma integração mais profunda com o OneDrive da Microsoft, facilitando o upload de arquivos do serviço de armazenamento em nuvem. Usuários do Slack podem clicar no ícone “+” ao lado da barra de mensagens, selecionar OneDrive e escolher o arquivo para compartilhar em um canal ou mensagem direta.
O Slack já fornece integrações com uma variedade de fornecedores de armazenamento em nuvem, incluindo Box, DropBox e Google Drive.

Para arquivos armazenados localmente – o tipo de documentos mais comumente enviados para o Slack, disse Pflaum – as visualizações de documentos do Office estarão disponíveis no Slack assim que o documento for carregado. Isso permite que os usuários percorram arquivos do Word, Excel ou Powerpoint sem precisar baixar o documento inteiro e abrir o respectivo aplicativo.

“Isso é particularmente útil não apenas na área de trabalho, mas no celular, se alguém estiver em movimento e quiser ver rapidamente um arquivo”, disse Pflaum.

Integrações são fundamentais para competir com o Teams
Mike Gotta, vice-presidente de pesquisa do Gartner, disse que as integrações são críticas, pois o Slack compete com o aplicativo de colaboração da própria Microsoft, o Teams.

O Teams, lançado em 2017, já estão sendo usado por mais de 500.000 organizações, embora a Microsoft não divulgue estatísticas individuais mensais ou diárias de usuários ativos. Em comparação, o Slack, que estreou em 2013, tem 10 milhões de usuários ativos diariamente.

“Qualquer fornecedor que queira competir com a Microsoft ao longo do tempo precisa ser capaz de se integrar ao restante do ecossistema da Microsoft, no qual não está realmente competindo”, disse Gotta. “A integração com e-mail, calendário e arquivos é um bloqueio básico e ataque. Um pouco acima e além está a integração com o calendário e a participação de reuniões, e há uma boa fluidez da experiência do usuário para que você possa escalar de dentro do Slack até a experiência hospedada na Microsoft”.

Art Schoeller, vice-presidente e principal analista da Forrester, disse que as integrações com o Office 365 “fazem muito sentido na batalha do Slack com a Microsoft”.

“É tudo sobre manter um usuário ocupado no Slack sem ter que gastar tempo nos aplicativos da Microsoft. O Slack quer ser a principal interface do seu trabalho e diminuir o tempo que você gastaria no Outlook, no OneDrive, no Word, no Powerpoint e no Excel”, disse ele. “Veja muitas das integrações do Slack (por exemplo, Salesforce, ServiceNow), e elas permitem que um usuário faça uso do aplicativo subjacente sem precisar pular para a outra interface do usuário”.

As integrações anunciadas hoje “permitem que o Slack pule no topo”, para se tornar a interface de usuário que você usa para fazer seu trabalho, relegando esses recursos do Office365 para um serviço secundário”, disse Schoeller.