Home  >  Carreira

É preciso tirar barba ou piercing antes de entrevista de emprego?

Segundo especialista da Robert Half, é preciso conhecer o perfil da empresa onde você deseja trabalhar antes de decidir o que fazer

Da Redação

16/04/2019 às 18h30

Foto: Shutterstock

Legenda:

Cada vez mais comum, o uso de barba e de piercings ainda provoca dúvidas entre os candidatos antes de uma entrevista de emprego. Será que é melhor tirar? Qual a melhor forma de se apresentar ao recrutador?

De acordo com a gerente de recrutamento da Robert Half, Carolina Cabral, apesar de o mercado de trabalho estar cada vez mais flexível neste sentido, é importante conhecer bem a empresa onde você deseja trabalhar antes de tomar uma decisão.

“É uma companhia tradicional ou aberta a novidades? Se for uma startup, agência de marketing ou comunicação, por exemplo, é possível que permitam roupas mais casuais, acessórios diferentes, cabelos coloridos. Mas, na advocacia e no mercado financeiro, entre outras áreas, a formalidade ainda impera”, afirma Carolina.

Por conta disso, a especialista destaca a importância de o candidato estudar e entender a cultura da companhia em questão antes de ir à entrevista de emprego.

“Fit cultural”
Em seu site, a Robert Half também destaca que o chamado “fit cultural” é cada vez mais importante para os empregadores. Segundo a 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half, perceber que o candidato se encaixa na cultura da empresa foi apontado como o principal motivo que faz brilhar os olhos de 29% dos recrutadores entrevistados.

Já o contrário, ou seja, o candidato não se encaixar na cultura da empresa, foi o segundo motivo mais apontado (23%) para desconsiderar um candidato na primeira entrevista de emprego, conforme o levantamento em questão da companhia.