Home  >  Plataformas

Novo aplicativo promete ajudar contribuinte na entrega do IR 2019

Chamado de IR Sem Erro, app desenvolvido pela empresa Tecnologia Única auxilia usuário na entrega da declaração, que pode ser feita até 30/4

Da Redação

15/04/2019 às 15h30

Foto: Shutterstock

Um novo aplicativo chamado IR Sem Erro promete ajudar os contribuintes na hora de organizar, analisar e enviar a declaração do Imposto de Renda, que pode ser feita até o próximo dia 30 de abril. De acordo com a desenvolvedora Tecnologia Única, a ideia por trás da solução é fornecer uma maior segurança para o usuário na hora de entregar a sua declaração.

“Nosso objetivo é maximizar a qualidade da declaração para as cerca de 15 milhões de pessoas que fazem seu IR sem a ajuda de um contador. E não há melhor forma de se fazer isso do que possibilitando uma restituição maior (ou reduzindo o valor de imposto a pagar) e prevenindo a retenção na malha fina”, explicou o CEO da empresa, Adriano Marques Garcias.

Como funciona
Segundo a empresa, o processo do IR sem Erro começa com a organização dos documentos, que são inseridos no aplicativo por meio de uma fotografia feita pela câmera do smartphone. Esses são dados são armazenados na nuvem, permitindo o acesso a partir de outras máquinas.

Uma das funcionalidades do IR Sem Erro analisa a declaração do ano anterior e dá dicas para o contribuinte reduzir o imposto ou aumentar a restituição no ano seguinte, afirma a Tecnologia Única.
Além disso, o aplicativo também possui uma ferramenta que realiza a leitura e a validação da declaração do usuário, informando eventuais problemas em um relatório sobre o assunto.

Após o envio à Receita, que é feito pelo próprio programa do Governo, o app realiza pesquisas constantes e informa qualquer alteração no status da declaração. O software também notifica o usuário em caso de retenção na malha fina e sobre os lotes de restituição.