Home  >  Inovação

MCTIC cumpriu metas dos 100 primeiros dias de governo, diz ministro

Segundo Marcos Pontes, ministério implantou Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD) e o Programa Ciência na

Da Redação

15/04/2019 às 14h50

Foto: MCTIC/divulgação

O ministro Marcos Pontes afirmou na última semana que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) cumpriu as metas previstas para os 100 primeiros dias de governo. “As duas ações do nosso ministério estão prontas para serem entregues à população”, afirmou Pontes durante um evento realizado no Palácio do Planalto na última quinta-feira, 11/4.

Entre as metas estabelecidas para o MCTIC no período estão a implantação do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), inaugurado em 13/4, e do Programa Ciência na Escola.

Localizado em Campina Grande (PB), o centro utiliza as infraestruturas laboratoriais do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por intermédio do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES).

Ciência na Escola
Outra meta do MCTIC para os primeiros 100 dias de governo é o Programa Ciência na Escola (PCE), uma iniciativa realizada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). O ministério, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou nesta semana a primeira chamada pública do programa, que fará a seleção de projetos para aprimoramento do ensino de ciências na educação básica.

A previsão é investir um total de 10 milhões de reais em projetos de ensino em qualquer uma das disciplinas que fazem parte do currículo escolar dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, conforme o MCTIC.
Além disso, o Ciência na Escola também deverá lançar outros três editais: chamada Institucional para selecionar e fomentar consórcios institucionais de abrangência regional; realização da Olimpíada Nacional de Ciências; Formação a distância, em nível de especialização, voltada a professores de ciências “Ciência é 10”.