Home  >  Plataformas

Google simplifica e democratiza desenvolvimento de inteligência artificial

Com lançamento do AI Platform, empresa promete ajudar na preparação, construção, execução e gerenciamento de projetos de machine learning

Déborah Oliveira

10/04/2019 às 15h07

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar e democratizar o desenvolvimento da inteligência artificial (AI), o Google anunciou no Next, seu evento anual, o AI Platform, em versão beta, auxiliando desenvolvedores a preparar, construir, executar e gerenciar projetos de machine learning a partir de uma única plataforma.

Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, conta que a novidade permite que desenvolvedores, cientista de dados ou engenheiros colaborarem compartilhando modelos pré-prontos, treinamentos e escalonamento de cargas de trabalho no mesmo painel de nuvem.

Com a solução fim a fim AI Platform, o Google indica que é possível inserir dados em fluxo ou em lote e usar um serviço integrado para rotular dados - como imagens, vídeos, áudio e texto - aplicando classificação, detecção de objetos, extração de entidades e outros processos.

Rajen Sheth, diretor de product management do Google Cloud, assinala que inteligência artificial vai transformar todo negócio nos próximos cinco anos e o objetivo do Google é empoderar empresas para essa transformação. Assim, o AI Platform, revela, levou em conta esse cenário e reúne recursos poderosos para entregar machine learning na nuvem.

De acordo com a empresa, pode-se importar dados diretamente do AutoML, software que promove a automação de modelos de machine learning, ou usar o Cloud Machine Learning Engine, agora parte da AI Platform, para treinar e montar modelos de machine learning customizados no Google Cloud Platform.

*A jornalista viajou a San Francisco (EUA) a convite do Google